O que é quitute enlatado?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 14 votos

O quitute é um produto enlatado feito com carne processada, adição de temperos, especiarias, condimentos, estabilizantes e conservantes. Sua aparência lembra muito um presunto enlatado, ou seja, tem cor rosada e um aroma característico.

carne mecanicamente separada de aves, agua, carne bovina, carne suína, miúdos bovinos, fécula de mandioca, proteína de soja, sal, condimento preparado (sal, pimenta branca, alho, pimenta vermelha, cravo e aroma naturais), estabilizante tripolifosfato de sódio, corante carmim de cochonilha, antioxidante eritorbato de ...

Obtido através do cozimento e processamento da carne de porco, o fiambre é um tipo de embutido bem saboroso que pode ser servido em tábuas de frios. Esse tipo de carne costuma ser encontrado em forma enlatada ou fatiada - basta escolher a versão que melhor atende de acordo com o uso na cozinha.

Um produto praticamente centenário, sem investimentos em mídia ou maiores fomentos junto aos consumidores, teve sua origem no início do século XX através da influência norte americana no estabelecimento de seus impérios frigoríficos aqui no Brasil.

R$ 11,69 un.

O fiambre é considerado um produto cárneo industrializado, sendo obtido de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, miúdos comestíveis, temperos e adicionados de ingredientes, onde aromas e especiarias são opcionais. É submetido a processo térmico adequado, sendo, portanto, um produto cozido.

Existem 79 calorias em 1 fatia (40 g).

- Fiambres de frango, elaborados com a carne branca e com a escura, separadas manualmente dos ossos, curados e defumados, apresentaram qualidade sensorial aceitável. - O fiambre de carne branca é mais aceitável, sob o ponto de vista sensorial, que o de carne escura.

Por ser uma carne processada, pode estar na dúvida se é saudável. Segundo a Healhline, o fiambre é rico em proteínas e vários nutrientes benéficos. No entanto, comer carnes processadas regularmente pode aumentar o risco de certos tipos de cancro. Portanto, é melhor limitar a sua ingestão.

Hoje em dia, as conservas são feitas a partir de uma mistura de aditivos, contando com partes dos ingredientes citados. No caso do atum enlatado, por exemplo, uma das possibilidades de conserva é feita com água, caldo vegetal (extrato de cenoura e aipo e flocos de soja diluídos em água) e sal.

O que é Fiambre:
É o nome dado ao presunto no Nordeste.

O Fiambre da Perna Extra Nobre recebeu a distinção 'Escolha do Consumidor 2018', arrecadando o primeiro lugar na categoria 'Fiambre da Perna Extra'. A marca foi a que obteve a melhor classificação de satisfação e intenção de compra pelos consumidores, com um índice de 88,02%.

Em relação aos produtos de charcutaria, opte pelo fiambre de aves (frango e peru). Estes tipos de fiambre têm menores quantidades de gordura e sal, constituindo igualmente boas fontes de proteínas.

Entende-se por Fiambre o produto cárneo industrializado, obtido de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, miúdos comestíveis, adicionados de ingredientes e submetido a processo térmico adequado.

Ela foi criada no século XIX para atender a uma necessidade militar básica: conservar alimentos para exércitos em campanha. O processo que evita que a comida estrague, preservando-a em recipientes fechados e esterilizados por aquecimento, começou a ser desenvolvido na França pelo cozinheiro Nicolas Appert, em 1795.

Surgiu no Brasil Colonial, na época da Mineração em Minas Gerais, da necessidade de se conservar carne, que era escassa e muito cara, por longos períodos.

A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal. Essa mistura da carne, junto aos demais ingredientes, é embalada em bexiga de porco ou boi para ser cozida em um forno grande.

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína. Os cortes já chegam embalados e apenas os melhores são usados na fabricação da mortadela.

A mortadela é mais calórica e sua taxa de sódio e gordura saturada é tão ruim quanto a do presunto. Ambos são bem prejudiciais à saúde e podem engordar.

Continuar lendo Como é feito o quitute?