O que é quieto na cadeia?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Chamam de "praia" o chão de cimento; "quieto" é a cortina que improvisam para criar alguma privacidade nos cubículos superpovoados. "Tumba" é o espaço sob a cama, onde dormem alguns, quando as lajes de pedra já estão ocupadas.

Palavras relacionadas a Boca do boi:
vaso sanitário cadeia privada mais...

O trabalhador que comete irregularidades, não cumpre com suas obrigações nem segue as regras previstas no contrato de trabalho, por exemplo, está sujeito a receber advertências e suspensões (conhecidas como "gancho") e, em último caso, ser demitido por justa causa.

Significado de marroco: Como os presidiários chamam o pão.

Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente". É aquele que, em suma, é senhor de si. Cunhada: Companheira do "irmão". Esticar o chiclete: Procedimento que objetiva o esclarecimentode situações.

Como mencionei anteriormente, no primeiro dia trabalhei junto ao Setor de Cozinha, só que posteriormente transferiram-me ao Raio I, que ficou designado como “Raio dos Seguros” (jurados de mortes, homossexuais e presos que trabalhavam no Setor de Cozinha, enfermaria e que faziam a faxina na área da Administração da ...

Em regra, no regime fechado (o que acontece também para quem está preso preventivamente), são em média 22h de cela, ou seja, a pessoa tem apenas 2h fora da cela, fazendo com que fique na ociosidade por quase todo o dia.

Como é a saída de um membro do PCC? No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos. Em caso de dívida, a mesma deve ser paga para deixar a facção.

Geralmente as camas são triliches, com três andares. Onde há colônia industrial ou agrícola penal, os detentos que não têm emprego podem trabalhar dentro dos próprios presídios.

Os detentos têm duas horas diárias de banho de sol nos pátios das unidades prisionais e, a cada 14 dias, podem receber visitas de até 9 familiares e um amigo cadastrados. Cada cela tem pia, chuveiro com água fria e um vaso sanitário, e os banheiros ficam à vista de quem passa pelos corredores.

Banho quente para preso é uma medida que foge da ideia da proteção dos Direitos Humanos. É preciso que o ambiente seja salubre, que exista higiene e isso é sim dever do Estado para com os reclusos no sistema carcerário, contudo, banho frio não é tortura.

2. Tudo 3. No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

O número 3 se caracteriza pela criatividade e pela expressão, sendo a marca das pessoas extrovertidas e comunicativas, que adoram conversar, trocar ideias.

Agência Penitenciária é o que se define:
a) para o público feminino: vestido, saia e bermuda na altura do joelho (ou abaixo), camiseta, blusa com manga e calça comprida; b) para o público masculino: calça comprida, camiseta com manga ou camisa.

1) O que é o jumbo? O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros. É chamado de “jumbo” por conta do tamanho das sacolas em que é carregado, que geralmente são muito grandes.

No Rio Grande do Sul, a frase tudo 3 é associada à facção criminal Bala na Cara. A expressão é utilizada para indicar que tudo vai bem, mas só pode ser falada entre os irmãos da facção Bala na Cara, pois ela não é bem aceita entre outros territórios que não sejam dele. Tá tudo 3 (tudo tranquilo).

Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.

Dentro do "comado", é possível "tirar a camisa ou rasgar a peita" (pedir para ser desligado da organização se comprometendo a não prejudicar o grupo). Mas se houver falha, esse integrante será submetido ao "tribunal do crime" (julgamento feito por próprios membros do PCC).