O que é quebrar o tabu?

Perguntado por: idrumond4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Retomando a expressão popular “quebrar tabu”, notamos que existe uma influência muito forte na origem da palavra tabu. De fato quebrar tabu trata-se de romper regras indiscutíveis que não podem ser mudadas, pois teriam sido estabelecidas por seres ou forças sobrenaturais.

A definição do que é uma palavra tabu tem a ver com aspectos culturais. Você pode dizer que é tabu falar um palavrão na frente de seus avós, por exemplo. Quando quebramos esse tabu, corremos o risco de parecermos desatentos ou até mesmo cruéis.

Dicas pra quebrar tabus e ousar no dia a dia

  1. 1 – Deixa julgarem, mas não deixa de ousar e buscar aquilo que te faz bem/feliz. Mulheres são julgadas o tempo todo. ...
  2. 2 – Esqueça o lugar comum. ...
  3. 3 – Ouça as minas.
  4. Siga a Youse nas redes sociais:

Tabus atuais
Eis aqui alguns exemplos: morte, suicídio, sexualidade, menstruação, machismo, racismo, criminalidade, política, religião

2 preconceito, medo, receio, escrúpulo, superstição, crendice. Proibição de aproximação ou contato: 3 proibição, impedimento, restrição, interdição, impedição.

Tabú é usada para se referir a uma norma social que proíbe determinado comportamento, prática ou objeto.

O tabu possui basicamente três objetivos claros: Manter o temor no sobrenatural, a medida que reforça a ideia de castigo. Unir os membros de um grupo social, separando-os de outros e ampliando a solidariedade do grupo; Ser elemento básico de controle social: impões certas restrições em determinadas circunstâncias.

Vale salientar que, tabu, na verdade, é a proibição de algo. Já na pergunta “O que você acha que é 'mito?”, notou-se que a maioria dos entrevistados sabia qual era o significado de “mito”, pois assinalaram a alternativa correta (“Mito' é algo utilizado para estabelecer fatos sem explicação”).

“Define-se como tabu qualquer tema, assunto ou comportamento que é considerado inaceitável, proibido ou evitado em uma dada sociedade. Os tabus também podem funcionar como uma espécie de defesa contra sentimentos e vivências ainda intoleráveis por um sujeito ou por uma sociedade.

Morte como tabu social: desapego do conceito negativo
A morte é tão natural quanto o nascimento. É um ciclo pelo qual todo ser vivo passa. É considerada um tabu social porque muita gente não quer falar sobre ela. Entre os principais motivos estão medo, tristeza e perda.

Em certas culturas, a mulher menstruada é vista como alguém “impura” que, naqueles dias, não está ou não é digna de realizar tarefas normais do dia a dia, como preparar as refeições da casa, pois, para eles, o contato da mulher com o alimento poderia contaminá-los.

Já a palavra "tabu", significa uma "ação, objeto, pessoa e/ou lugar proibidos por uma lei ou cultura", isto é, uma "proibição que leva alguém a não fazer alguma coisa por medo de castigo divino ou sobrenatural". (TABU, 2020, on-line). Segundo Freud ([1912-1913] 2012, p.

O termo foi primeiramente registrado pelo capitão James Cook durante sua visita a Tonga em 1771. Foi, então introduzido na língua inglesa, difundindo-se posteriormente para outras línguas.

Os tabus são largamente utilizados na sociedade, filosofia e sociologia. Como são relacionados a algo proibido, são fomentados em questões que envolvam sexualidade, morte, religião e costumes.

O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.