O que é quebra do celibato?

Perguntado por: sfelix6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

De acordo com a Lei Canônica, o voto do celibato é quebrado quando o padre se casa, mas não necessariamente quando este tem relações sexuais. A Igreja de Roma proíbe seus sacerdotes de casarem-se, mas não interfere na vida particular deles.

Segundo o conceito bíblico, é o estado de quem não é casado e se abstém de qualquer prática sexual. É uma decisão voluntária e que não pode ser imposta por ninguém, nem pela igreja. Celibato é o estado ou condição de celibatário, de pessoa solteira.

Celibato significa viver solteiro, sem se casar nem ter uma relação com outra pessoa. Na Bíblia o casamento era generalizado, mas algumas pessoas foram celibatárias. Da mesma forma, a maioria dos cristãos casa, mas alguns são celibatários. Não há nada de errado em ser casado nem em viver no celibato.

A castidade, a virgindade, a vocação virginal, o celibato e o celibato sacerdotal. "O celibato sacerdotal é uma condição de oferta total da pessoa ao serviço de Deus e da comunidade.

Em resumo podemos afirmar que: A castidade diz respeito a todos e como virtude, deve ser exercitada, fortalecida. Já o celibato, que traz em si um voto, é uma forma particular de seguimento a Cristo, é um chamado vocacional a estar mais estreitamente unido ao Senhor em vista de uma missão.

Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos. Entrou para o clero após a sua mulher morrer, o último papa a ter sido casado.

Libere a sua energia com os exercícios físicos. Talvez você acumule energia demais por causa do celibato. Faça atividades que consumam bastante energia e escolha opções fáceis e divertidas para não desistir rapidamente. Por exemplo, faça uma caminhada, corrida ou frequente uma academia.

“Nesse conselho, foi decidido que os padres deveriam ser celibatários, para melhor cuidar das coisas da Igreja”, afirma o padre Reginaldo Lima, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O celibato teve sua origem no clero romano, após 304 d.C. nos concílios de Elvira e Nicéia que proibiam os Ministros religiosos casarem-se após a ordenação.

Castidade significa pureza sexual. Para ser casta, a pessoa deve ser moralmente limpa em pensamentos, palavras e atos. Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento. Também significa completa fidelidade entre marido e mulher no casamento.

Voto de Castidade
Trata-se do desapego e de colocar Deus acima de tudo, semelhante a Jesus que viveu para o Reino e de forma consagrada às coisas do Pai. Ao contrário do que se pensa, a castidade vai além de si mesma.

Celibato: um amor exclusivo que torna o coração mais livre para Deus e para o outro. Na celebração da Festa da Apresentação do Senhor também se comemora o Dia da Vida Consagrada. E na Comunidade Shalom, celebramos o Dia do Celibato desde 2019.

Paulo Apóstolo, que casar é bom, mas que não se casar por amor a Deus é ainda melhor. Por isso, ela criou a lei do celibato para aqueles que livremente queiram assumi-la, para se torarem sacerdotes de Cristo. Se o Sumo Sacerdote, Cristo, viveu virginalmente, os seus sacerdotes devem imitá-lo.

Eunucos não eram celibatários, de forma alguma. Diferente do que se imagina, eunucos eram conhecidos por serem sexualmente ativos. O livro de Eclesiástico, por exemplo, diz o seguinte: “como suspira um eunuco, abraçando uma virgem” (Eclesiástico 30.21).

A castidade hoje
Sim, é muito difícil. Mas não é impossível. Basta que homem e mulher dialoguem e olhem para o futuro como um projeto de amor e não como uma aventura passageira.

Os religiosos fazem votos de viverem uma vida em castidade, em pobreza e obedientes. Esses são os três votos clássicos dos religiosos e religiosas. Eles escolhem viver assim. Uma das consequências do voto de castidade é a impossibilidade de ter marido ou esposa.