O que é que um administrador deve saber fazer?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Nesse contexto, o papel do administrador de empresas é de uma forma geral: planejar, organizar e orientar os recursos de uma organização, desde o tratamento com as pessoas até o processo de produção mais eficiente dos maquinários.

No cargo de Administrador de Empresas se inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.775,00. A média salarial para Administrador de Empresas no Brasil é de R$ 3.094,00.

Diante disso, conclui-se que a administração é responsável por direcionar os departamentos e portanto, a organização como um todo, sendo que as decisões tomadas em um setor refletem nos demais e consequentemente em todo conjunto, podendo contribuir para permanência ou falência do negócio no mercado.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Dentre os setores mais buscados para a atuação do administrador estão a administração pública, Recursos Humanos e logística, por exemplo. Além disso, caso o administrador não tenha interesse em prestar serviços como contratado pode seguir carreira no empreendedorismo atuando no seu próprio negócio.

O setor financeiro é um dos mais bem pagos no mercado da Administração. Os profissionais da área cuidam da gestão dos bens das empresas, bem como do cumprimento de metas financeiras e lucros. Por ser um setor de muita pressão e alto risco, seus profissionais recebem um salário acima da média.

Um Administrador ganha em média R$ 4.428,11 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 121.947 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas ...

O administrador é responsável por gerenciar, planejar, organizar, liderar e controlar uma ou mais estruturas de uma empresa. Esses profissionais são responsáveis pelas metas e objetivos a serem alcançados, coordenando as ações necessárias para garantir os melhores resultados.

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador. Essas quatro funções básicas - planejar, organizar, dirigir e controlar – constituem o chamado processo administrativo.

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade
Este é considerado um dos princípios mais importantes para a Administração Pública. Ele trata das diretrizes básica de conduta, resultante no cumprimento rigoroso do administrador e de todos os agentes públicos com a lei, independente do cargo que ocupem.

A Administração Pública está subordinada aos princípios de Di- reito Administrativo e, em especial, aos princípios básicos instituídos no artigo 37, caput, da Constituição da República, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.