O que é que significa luxúria?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia: “Por outro lado, a ausência de mulheres da raça branca neste aldeamento leva os homens de origem portuguesa a servirem-se dessas indígenas para a satisfação de sua luxúria” ( EV ) ...

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema.

No entanto, o pecado da luxúria vem desvirtuar aquilo que é belo, estabelecendo uma desordem, provocando a degradação de algo bom no que toca a dimensão sexual, fragilizando o indivíduo e levando-o ao vício. A luxúria impossibilita o homem de viver a castidade no corpo, nos pensamentos e nas atitudes.

Como se combate a luxúria? Fabiano aponta que é preciso que aquele que se encontra escravizado entenda que precisa mudar e peça ajuda: "enquanto a pessoa não entender que o prazer momentâneo nunca o fará plenamente feliz, ele continuará com as correntes nos pés, preso no tronco da própria senzala.

Os 7 pecados capitais

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modoslibertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.

decoro, pureza, candura, inocência, virgindade, pejo, pudícia, seriedade, respeitabilidade, decência, dignidade, honestidade, honradez, integridade, probidade, pudicícia, rectidão, pudor.

|| Olhar impuro 1. olhar que revela desejos Impuros.

Gula é o desejo insaciável de comer e beber em excesso.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

As riquezas podem dar-nos atitudes incorretas sobre as coisas materiais. A Bíblia diz em Lucas 12:15: “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.”

Significado de Luxurioso
Que designa luxúria; entregue à luxúria; libertino. Que incentiva a sexualidade; carnal, sensual. Comportamento desmedido em relação aos prazeres sexuais; lascívia.Do mesmo significado de luxuriante. Etimologia (origem da palavra luxurioso).

Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.

Para começar, a luxúria é baseada exclusivamente na atração física e em fantasias, enquanto o amor é sobre a pessoa real. A especialista explica outras grandes diferenças entre os dois conceitos e, por conseguinte, como reconhecer uma relação com potencial para dar certo a longo prazo.

Luxo, conforme os dicionários, significa suntuosidade, ostentação, esplendor. Pode, também, referir-se àquilo que é supérfluo, que agrada aos sentidos sem ser necessário; ou, ainda, um capricho, um “dengo”. Luxúria é lascívia, sensualidade, apego aos prazeres carnais (neste sentido, um dos sete pecados capitais).

A virtude contrária é a generosidade. 3. O isolamento e os pecados capitais: Luxúria – nossos prazeres carnais, manifestados por nossa sexualidade extrema, excitação e sensualidade.

Embora cada um seja pecador, o apóstolo Paulo insiste em que o pecado não domine o nosso corpo mortal, fazendo-nos obedecer aos desejos da natureza humana. Naturalmente o perigo existe. O Diabo tenta as pessoas para que pratiquem o pecado. Enquanto estivermos no mundo, estaremos expostos ao perigo.

Somente Deus em Cristo Jesus pode mudar os desejos da carne e transforma-los em domáveis por nós. Devemos levar cada pensamento a Cristo, seja qual for não importando hora e lugar. Não seja escravo da sua carne, deixe-a sobre o pé da cruz de Cristo.

Preguiça: é vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polêmica de tal pecado está na sua origem, já que na época estava também ligada à melancolia (incluindo doenças como depressão). Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista.

Pedimos perdão por todas as vezes que quebramos essa comunhão com Deus através de nossos pecados, das falhas. Costumo dizer que pecamos mais por omissão aquilo que poderíamos fazer, deixamos de lado por preguiça, comodismo. Por isso, pedimos perdão por nossos atos e omissões, suplicando a Deus Sua misericórdia.