O que é que se transforma em fruto?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Fruto: O fruto é o produto da fecundação entre as partes masculina e feminina da planta. O óvulo da plantinha dá origem à semente e o ovário se torna o fruto. O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação.

Um fruto é composto de duas partes principais: o pericarpo e as sementes. Essas duas partes estão intimamente relacionadas fisiológica, estrutural e ecologicamente. O pericarpo é a parte resultante do desenvolvimento da parede do ovário, já as sementes são provenientes dos óvulos fecundados.

Os frutos estão presentes somente nas angiospermas. Eles são desenvolvidos a partir do ovário da flor. Fruto seco do tipo sâmara, da Tipuana tipu. Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas.

Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos. Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.

O fruto é a estrutura carnosa das plantas angiospermas que se desenvolve a partir do ovário, após a fecundação. Ele corresponde ao ovário desenvolvido da flor e com sementes maduras.

Grande parte dos frutos nasce em árvores (laranja, limão, maçã, entre outros). Mas há também aqueles que crescem em plantas rasteiras, como morango, melancia, e em vegetais da família das bromélias, caso do abacaxi. O fruto se desenvolve a partir do ovário (órgão feminino) da flor e serve para proteger as sementes.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

O apóstolo Paulo descreveu o fruto do Espírito em sua carta aos gálatas: “Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança” (Gl 5: 22-23). De fato, fomos escolhidos por Jesus, com o propósito de dar frutos.

A palavra fruto em hebraico se escreve com três letras: Pe, Resh e Yod. Pe significa boca. Resh significa cabeça e Yod significa mão.

O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas.

O ovário amadurecido da flor, geralmente após a fecundação, dá origem ao fruto.

Após a polinização e a fecundação, a flor sofre uma modificação extraordinária. De todos os componentes que foram vistos anteriormente, acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário. Todo o restante degenera. O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve e agora dizemos que virou fruto.

O fruto que chamamos de verdadeiro origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies de vegetais desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos.

Fruto é o termo botânico aplicado ao órgão que tem função de proteger e disseminar sementes. Fruta é termo popular aplicado aos frutos doces e comestíveis, como banana e uva, mas não é aplicado ao tomate, que é um fruto, mas não é doce.