O que é que representa uma mistura heterogênea?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

O que é Homogêneo:
Significa que os objetos comparados possuem pontos em comum, como funções, formatos, tipos ou estruturas parecidas. A expressão também pode ser usada em situações em que não é possível determinar com certeza qual a composição ou a formação de uma determinada coisa ou espaço.

A classificação das misturas heterogêneas é referente ao número de fases, sendo assim, elas podem ser: bifásicas, trifásicas e polifásicas.

Exemplos de misturas homogêneas: a água salgada (sal dissolvido na água) e o ar atmosférico (uma misturas de oxigênio e hidrogênio). Exemplos de misturas heterogêneas: água mistura com óleo, amostras de pedras e granito. A princípio, em aspectos visuais, não há diferença na definição de mistura e substância.

O tradicional e nutritivo prato de comida brasileira, que contém arroz e feijão é uma mistura heterogênea, principalmente quando misturamos o arroz no feijão. Nesta mistura de arroz e feijão, há pelo menos 2 fases diferentes, a primeira é o arroz e a segunda é o feijão.

Misturas desse tipo são chamadas de misturas heterogêneas. Falando nisso, a mistura de arroz e feijão também é uma mistura heterogênea.

3. O granito é formado por quartzo, feldspato e mica, possui três fases, é, portanto, uma mistura heterogênea.

Resposta verificada por especialistas. A alternativa correta sobre a exceção de misturas heterogêneas é a letra d)hexano e água. As mistura caracterizadas como heterogêneas são aquelas onde pode-se observar mais de uma fase, onde tem-se mais de um elemento considerando a composição.

Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

A água gaseificada é água que tem gás carbônico dissolvido, o que compõe uma mistura de 2 fases – o gás carbônico gasoso e a água líquida. Essa mistura é heterogênea! Ou seja, podemos ver todas as fases!

Consiste em separar uma mistura heterogênea, ou seja, que apresenta duas ou mais fases através da diferença de densidade, ou seja, a fração mais densa fica no fundo do recipiente e a mais leve fica acima, deste modo pode se realizar a separação através da remoção das partes individualmente.

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

Outra mistura heterogênea com fases diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar o líquido e as bolhas de gás - duas fases claramente distintas.