O que é que os índios usam na cabeça?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

Para acompanhar o Canto, os Povos Indígenas usam Instrumentos Musicais característicos, como a maraca, o tambor, o chocalho, a flauta, o guizo, o apito etc. Os pés são usados para marcar o pulso.

Artesanalmente confeccionado pelos guerreiros da aldeia, o cocar, também chamado de meakà, é um artefato ritualístico, usado em cerimônias de diversas etnias.

o·ca |ó| Casa coberta de colmo, geralmente circular, usada por índios brasileiros para habitação de uma ou mais famílias.

ARCO E FLECHA

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

- A arma mais conhecida dos indígenas brasileiros é o arco e a flecha. Porém, eles fazem e usam outros tipos de armas como, por exemplo, o chuço (madeira com ponta de ferro afiada), a borduna (porrete de madeira) e a zarabatana (tubos feitos de bambu que servem para atirar setas através do sopro).

Segundo as crenças da etnia Haliti-Paresi, do Mato Grosso, as cores fortes e diversas do cocar são como escudos usados para rebater as energias negativas e os espíritos ruins que tentam desvirtuar o objetivo e o foco dos caminhos do homem indígena.

Totem é uma palavra derivada de "odoodem" que significa "marca da família", na linguagem indígena Ojibwe dos índios da América do Norte. Os totens são vistos como talismã, objetos de veneração e de culto entre o grupo.

Atualmente, o vestuário dos índios está relacionado com o clima, a natureza seus ritos e festas. Há tribos que, mesmo tendo adotado o uso de roupas, seus componentes ficam nus em solenidades especiais. Por ser o Brasil um país tropical de clima quente, a maioria dos índios usa pouca roupa a maior parte do tempo.

O maracá, assim chamado em tupi-guarani, é o instrumento musical mais difundido entre as comunidades indígenas no Brasil. Muito simples, esse chocalho é feito por uma cabaça e preenchido por pedrinhas ou sementes. Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou o de arranhar, quando tocadas.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Pode ser feito com madeira (de tábua ou troncos escavados), carapaça de tartaruga, cerâmica, couro e pele de animais. Os tambores são instrumentos utilizados tanto para sinalização e comunicação, quanto em festas e cerimônias sociais e religiosas.

Por isso, ele é utilizado por lideranças da aldeia: caciques – líderes políticos –, pajés – líderes espirituais – e também por qualquer outro membro da aldeia. Além disso, os indígenas veem o cocar como uma marca de identidade e poder.

Na aldeia kayapó, por exemplo, as cores das penas do cocar não são aleatórias: O verde representa as mata e florestas. O vermelho, simboliza a casa dos homens. O amarelo representa as casas e as roças, áreas dominadas por mulheres.

Mais que isso, o cocar é um símbolo sagrado, cujo uso é reservado a cerimônias que celebram ritos de passagem ou eventos que tenham profundo significado para determinados grupos.

[Brasil] Chefe espiritual dos indígenas, misto de sacerdote, profeta e feiticeiro. 2. [Brasil] Benzedor, curandeiro.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

Os índios moravam em ocas, onde dormiam em redes e esteiras. As ocas eram construídas de sapé ou de palmeira. Eram distribuídas em volta de um grande círculo, onde os índios faziam suas refeições e suas cerimônias religiosas.

Segundo ele, a flecha deixou de ser vista pelos próprios índios como arma e hoje faz parte do reconhecimento de sua cultura: — A flecha é usada apenas na caça de animais. Os índios têm consciência de que não adianta usar arco e flecha contra pessoas. Nas terras indígenas, utilizam armas de fogo para se proteger.