O que é que o gato come?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

O antepassado do nosso gato, o gato selvagem, é carnívoro; alimenta-se maioritariamente de presas como ratos, pássaros, pequenos mamíferos, répteis, inclusivamente insetos. Mas, isto não significa que só coma carne, contudo esta é a base e a maior parte da sua dieta. Também se alimentam de plantas e frutos.

Como mencionamos, você até pode dar arroz para gato, mas esse alimento é muito rico em carboidratos. Desse modo, ele não vai soma na alimentação do animal. Ainda assim, gato filhote pode comer arroz, desde que o grão esteja cozido e sem nenhum tempero! saudáveis.

Veja aqui sete alimentos que você deve evitar dar ao seu gato.

  1. Leite, queijo e outros produtos lácteos. Muitos de nós crescemos com a imagem de gatinhos bebendo leite ou mingau em desenhos animados ou livros ilustrados. ...
  2. Chocolate. ...
  3. Ovos, carne ou peixe cru. ...
  4. Ração para cachorro. ...
  5. Pão e fermento. ...
  6. Atum. ...
  7. Cebola e alho.

A explicação para isso é simples: faz mal gato tomar leite, e a ingestão do líquido pode acarretar em quadros de desarranjos intestinais e vômitos.

Em geral, os gatos gostam da maioria das flores e outras plantas. Entretanto, algumas delas têm aromas que eles detestam, como lavanda, tomilho, alecrim e gerânio. Aliás, plantas como antúrio, violeta e lírios são tóxicas para esses felinos e, por isso, devem ser mantidas longe deles.

"Os cães e gatos podem e devem comer carne crua, já que a fisiologia e anatomia digestiva deles são próprias para esse tipo de alimento, desde a dentição própria para capturar e rasgar o alimento até o pH estomacal extremamente ácido (próprio para degradar proteínas e destruir bactérias)", explicou.

É uma das frutas que os gatos podem comer em segurança em pequenas porções. Mas certifique-se de que o seu gato não come nenhuma casca de banana; a casca deste fruto pode causar perigo de asfixia e não é digerível. Consumir bananas em excesso pode ser problemático e contribuiu para problemas gastrointestinais.

Normalmente odeiam os sons muito fortes e agudos e costumam preferir música com ritmo constante e sem sobressaltos. Provavelmente por isso os instrumentos dos quais os gatos mais gostam são a arpa e o piano.

Como você viu, os gatos gostam de dormir no escuro e no claro. Então, a claridade ou escuridão pode não ser o problema das noites mal dormidas. É preciso encontrar a razão que está atrapalhando o sono do seu felino. Você pode mudar alguns hábitos em casa para tentar ajudá-lo, por exemplo.

As hortaliças em geral como salsa, alface, agrião, rúcula, coentro, couve podem ser oferecidas para o seu bichano. Os meus gatos aqui de casa amam o agrião baby (aquele bem pequeno) e a couve. Essas plantas são seguras e indicadas para o gato interagir, mastigar e até comer.

Desta forma, todos podem ajudar a alimentar os animais e provendo ração ou comida como arroz, carne e peixe. A melhor opção para alimentar os gatos abandonados é a ração. Esse é um alimento que pode continuar intacto na rua, com tanto que não seja molhado.

Bichanos são considerados caçadores! Isso significa que eles têm um comportamento natural de se alimentar em porções fracionadas, ou seja, pequenas refeições durante todo o dia são ideais. Para sintetizar, um gato adulto, em média, pode realizar cinco refeições ou mais por dia.

Que comidas humanas os gatos podem comer?

  • Peixes. Sardinha em conserva, salmão e anchovas. ...
  • Frango. O seu gato se recusa a comer e está tendo problemas para aceitar a refeição? ...
  • Carnes. Um pouquinho de carne bovina está entre os alimentos que os gatos preferem, ainda mais se for fresquinho. ...
  • Ervilhas. ...
  • Ovo. ...
  • Batata. ...
  • Maçã ...
  • Aveia.

Evite embutidos, carnes defumadas ou cortes muito gordurosos para evitar o adoecimento do animal. Recapitulando, feijão é uma leguminosa rica em vários nutrientes e uma ótima fonte de proteínas. O gato pode comer feijão, sim, mas sem tempero e em pequenas quantidades.

“De maneira geral, coisas que tenham composição de legumes como fazer um quibe com carne moída e trigo ou frutas como manga, maçã, banana, pepino e cenoura podem ser uma boa alternativa”, diz.

Em semelhança com muitos outros alimentos, pequenas quantidades de pão são geralmente aceitáveis. Os gatos não devem comer pão com regularidade, mas pode oferecer como um biscoito de vez em quando. Em termos de saúde, não há nada no pão cozido que seja prejudicial para o seu gato, mas deve ser consumido com moderação.