O que é que faz a Terra girar?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O que faz a Terra girar? Na verdade, o nosso planeta, assim como os demais planetas solares, só gira porque não existe nenhum tipo de força ou resistência capaz de parar a sua rotação, que se perpetua.

A Terra gira no próprio eixo e também ao redor do Sol a velocidades que seriam inconcebíveis para nós, aqui na Terra — de aproximadamente 1.675 km/h e cerca de 30 km por segundo, respectivamente. Na prática, é como se tudo e todos no planeta estivessem em um enorme liquidificador, que mexe a todo tempo.

O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade. Esta força puxa você para a superfície da Terra.

A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.

O objeto, chamado 2023 DZ2, foi descoberto há um mês e passará a 175.000 km da Terra, depois de passar pela Lua. Um asteroide grande o suficiente para destruir uma cidade passará entre as órbitas da Terra e da Lua neste fim de semana - sem atingi-los.

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

- Um astrofísico: o que faz o mundo girar são as forças gravitacional e orbital!

A Terra está girando mais rápido, e isso pode ser uma consequência do aquecimento global. A velocidade de rotação da Terra pode ser afetada por todas as suas partes, desde os níveis dos oceanos até o clima.

1675 km/h

Considerando um ponto no equador (R = 6.400 km) e o período aproximado de rotação (T = 24 h), obtemos: Resolvendo, obtemos para a velocidade da Terra aproximadamente 1675 km/h que equivale a aproximadamente 465 m/s.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

Como a massa do Sol representa mais de 99% do total, essa posição fica muito próxima ao próprio centro do Sol, mas não é verdadeiramente fixa, pois se modifica em função dos movimentos de todos os corpos planetários e outros. Ainda assim, em termos práticos, o Sol não se movimenta em relação aos planetas.

gravitacional. aprendeu que os objetos na superfície da terra não. flutuam porque até os atrai gravitacionalmente para sua superfície e que a força com que a terra atrai os objetos é o peso do objeto finalmente conheceu a diferença entre massa e peso.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Continuar lendo Quem faz a Terra girar?