O que é que causa pedra nos rins?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

Sua origem está associada a uma infecção causada pela bactéria Proteus mirabillis, que altera o pH da urina, facilitando a agregação de partículas de magnésio, fosfato e amônia. A formação pode chegar a 11 centímetros, ocupando todo o espaço do rim. Como é mais mole, o xixi consegue passar por ela e assim não há dor.

Fatores de risco como obesidade, pressão alta, fumo e uso prolongado de anticoncepcionais alteram a composição da bile e estimulam a formação das pedras. Dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras pode contribuir, mas tem um papel menor.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

O tratamento caseiro para pedra nos rins deve ainda ser complementado com uma dieta adequada.
...
Veja como fazer uma alimentação correta para pedra nos rins.

  1. Chá de quebra-pedra. ...
  2. Chá de amoreira negra. ...
  3. Chá de java. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Chá de chapéu-de-couro. ...
  7. Chá de salsa.

O tratamento natural para essa doença, em alguns casos, pode ser feito com a ajuda dos chás para expelir pedras nos rins. Essas bebidas são feitas por meio da infusão de alimentos medicinais, como a salsa, o chapéu de couro, o quebra-pedra e o hibisco.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

A urina sai do corpo pela uretra. Pedras nos rins se formam nos rins. Algumas pedras passam do rim para o ureter. Os ureteres são tubos que vão dos rins à bexiga.

Uma alimentação rica na ingestão de sódio, como sal, refrigerantes e alimentos embutidos (salsicha, presunto etc.) pode acabar causando essa condição, pois quando se consome muito sódio, o corpo pode fazer com que a excreção de cálcio na urina resulte no acúmulo de pequenos cristais nos rins, causando o cálculo renal.

Conheça os principais:

  1. Dor intensa do lado direito do abdômen (cólica biliar) ...
  2. Dores intensas difusas. ...
  3. Náuseas, vômitos e outros sintomas gastrointestinais. ...
  4. Inchaço abdominal. ...
  5. Fezes pálidas e urina escura. ...
  6. Pele e olhos amarelados (icterícia)

Os sinais e sintomas comuns de pedra na vesícula são:

  • Dor. Dor no lado superior direito ou no meio do abdômen. ...
  • Náusea. Náuseas ou vômitos são sintomas comuns de todos os tipos de problemas da vesícula biliar;
  • Icterícia. A pele amarelada pode ser um sinal de um bloqueio do ducto biliar comum de um cálculo biliar.

Com certeza, não! Muito pelo contrário, estudos indicam que a relação sexual pode ajudar a expelir as pedras nos rins. Aliás, uma pesquisa publicada na revista científica Urology aponta que homens que têm relações sexuais de 3 a 4 vezes por semana conseguem expelir com mais facilidade os cálculos renais.