O que é que as minhocas comem?

Perguntado por: dveiga9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.

Seu principal alimento são os restos vegetais, que é ingerido com grandes quantidades de terra. Possuem hábito alimentar detritivo, isto é, se alimenta de detritos de várias origens.

Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição.

A umidade é indispensável às minhocas, necessitam de oxigênio em resumo o local deve ser escuro ao abrigo do frio e calor, seco e ventilado. Embora a minhoca seja frágil, ela pode remover terra em quantidade de até 60 vezes o seu próprio peso.

Hoje existem cerca de 4 mil espécies de minhocas terrestres registradas. Sendo assim, são animais bastante comuns no mundo inteiro. Por isso, é normal encontrar minhoca no vaso de planta, no jardim ou na horta de casa.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

Minhocas preferem se alimentar de solos que contêm microplásticos, mas podem morrer por isso.

Riscos: Consumidos crus podem conter parasitas.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem. Se o processo fermentativo não estiver terminado e o substrato retornar a esquentar dentro dos canteiros, as minhocas fogem ou morrem pelo aquecimento.

5 corações

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.

Resposta certa: sim.

O húmus é a produção da minhoca. É o seu excremento. É a transformação do esterco (alimento da minhoca), no mais completo e rico adubo orgânico existente. Podemos mesmo afirmar que a minhoca é uma micro-usina de transformação.

A maioria dos resíduos orgânicos que sobram das refeições pode ir para o minhocário ou a composteira, mas tem alimentos que não entram nesta lista: carnes, doces, laticínios, óleos, gordura, alimentos cozidos em grande quantidade, limão, excesso de frutas cítricas, alho e cebola, fezes de animais de estimação, papel ...

As minhocas são vermes evoluídos que pertencem ao filo dos Anelídeos. Caracterizam, em particular, por apresentarem os seus corpos segmentados, tanto interna, quanto externamente. As minhocas são vermes evoluídos que pertencem ao filo dos Anelídeos.

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano.

O húmus de minhocas é uma substância que confere uma nutrição de qualidade para as plantas, além de prevenir algumas doenças. Ele possui diversos nutrientes, tais como nitrogênio, fósforo e potássio, além de alguns hormônios.

O segredo é adicionar mais matéria seca: serragem, folhas secas, papel picado (sem tinta) ou até mesmo a fibra de coco, e misturar bem com os resíduos e cobri-los, mas atenção para não colocar demais e deixa-lo excessivamente seco, as minhocas precisam de umidade para sobreviverem.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.