O que é quartinha de Oxum?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A quartinha é um pequeno pote, que pode ser de barro ou louça, no qual de deposita água purificada ao Orixá e está presente nos assentamentos de todos os Orixás.

Serve para dar uma responsabilidade maior ao médium para que ele entenda o que é exatamente o trabalho espiritual. Não é apenas incorporar, mas tratar de si também. Lembrar de cuidar da quartinha é lembrar de cuidar de si mesmo! Não deixe sua quartinha secar, pois ela pode ser a representação da sua alma.

As funções da quartinha são múltiplas e uma delas é abrir um portal da força e do poder dos guias, divindades ou Orixás à ela consagrada. É um portal por onde vai irradiar ou absorver energias e também pode ser utilizada como um ponto de proteção do médium ou do terreiro.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

As QUARTINHAS devem estar sempre cheias. Pois neste ato você está cuidando de seu Orixá, Entidade e de si mesmo. Ao desincorporar uma ENTIDADE a água da QUARTINHA proporcionará ao médium uma calma salutar após o transe espiritual.

Existe um costume praticamente esquecido pela maioria dos Terreiros, pelo qual, quando o filho da casa ou um visitante chega ao Terreiro, se despacha a água da QUARTINHA e coloca-se água nova na mesma. Com essa ação, entende-se que a água está transmutando as energias, dando uma purificação ao ato.

é uma quartinha de louça Branca. se você for menino você vai usar de louça branca sem Asa e se você for menina você vai usar com asa.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

1 ant Quarto de dormir, no interior da casa, muitas vezes, no último andar e acima do telhado; alcova. 2 Reg ( N.E. ) , ant Aposento, quarto de dormir; câmara, quarto. 3 Recinto ou gabinete reservado para uso pessoal: “[…] voltou de um quartinho fora de casa que chamava de camarinha, parou na cozinha […]” ( JU ) .

É deitado na esteira, com a mente tranquila e o coração calmo, que a verdadeira energia do orixá se revela em cada um de nós. É um momento de conexão máxima do médium e a energia do orixá, trazendo sensação de completude e de comunhão infinita com o sagrado que só o axé do orixá pode trazer.

Ele é seu, não precisa deixar na água, não deixe outras pessoas ficarem pegando na mão, guarde ele em um lugar mais alto do que você (ele deve ficar acima da sua cabeça), em lugar que seja seco e arejado (senão a semente mofa), e cuidado para não perder, pois caso você decida virar médium da corrente, você deverá trazê ...

A palavra Ebo (Ebó) vem do idioma yorùbá e significa oferenda, sacrifício ou troca de elementos com os Orixás. O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Muito vaidosa, Oxum também é considerada a orixá da beleza e representa o ouro e a riqueza. Ela gosta de usar diversos colares e jóias e está diretamente ligada às riquezas materiais e emocionais da vida.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

É um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do Candomblé e Umbanda. Utilizado nos ritos de Orumilá, Xango, Osain e outros aborós, indispensável em jogos divinatórios e na feitura de santo no sentido de alcançar a prosperidade.

Alguidá, Alguidar ou Agdá vasilha circular feita de barro (argila), utilizado nos rituais das religiões afro-brasileiras para fazer assentamentos "igba orixá" ou oferendas dentro do terreiro aos Orixás, entidades como caboclos e exús ou pomba-gira. Também chamado pelo povo de santo de oberó.

Quartinha de Porcelana com e sem asa de Nanã. A quartinha é um pequeno pote, que pode ser de barro ou louça, no qual de deposita água purificada ao Orixá e está presente nos assentamentos de todos os Orixás.

“O acaçá ou hitambolo, como é chamado no candomblé de nação Angola, é de longe a comida mais importante das religiões de matriz africana. O acaçá é onde tudo começa, é corpo, é paz, é vida”, complementa. O livro de Querino, publicado pela primeira vez em 1928, traz a receita da comida ritual, que o santo come.