O que é quando os olhos brilham?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O brilho acontece quando se alinha a ativação cerebral com a motivação interna, de acordo com o neurocientista Fernando Gomes, é como se o circuito cerebral do prazer se conectasse à tarefa que está sendo executada. "O olhar é mais vinculado pelo sistema límbico, que é a parte emocional do cérebro.

“Alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver 'estrelinhas') podem estar relacionadas a uma elevação aguda da pressão arterial. Porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.

O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.

Sinais são involuntários
"Quando estamos muito interessados, a nossa pupila dilata, o olho tende a se lubrificar mais e nosso olhar tende a repousar por mais tempo sobre o que nos interessa", diz. O brilho no olhar que uma pessoa tem quando está feliz é um desses exemplos.

Pois saiba que é verdade sim, eles brilham mesmo! A falta de brilho nos olhos pode ser sinal de catarata, isso ocorre quando o cristalino perde sua transparência e apresenta uma cor esbranquiçada, ou seja, sem brilho.

MAS SE O OLHO BRILHA, ELE MUDA PARA MELHOR.
Olhando assim, para as cidades vazias, parece que o mundo parou.

Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.

Como saber se minha pressão é alta? Para identificar níveis elevados da pressão arterial é necessário medi-la regularmente, preferencialmente, por um profissional da saúde. Deve-se ter atenção quando a pressão arterial chega acima de 140/90 mmHg (os níveis ótimos são de 120/80 mmHg e os normais de 130/85 mmHg)1,2.

O cristalino do olho é um dos responsáveis por enxergarmos o mundo com foco. No entanto, pode ser acometido por algumas doenças, como a catarata e as alterações de grau.

Pacientes que sofreram traumatismos que atingiram o globo ocular devem permanecer atentos aos sintomas de surgimento de fotopsias por um prazo de até 60 dias.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

Ao tirar uma foto com flash, se um dos olhos ou ambos ficarem com cor esbranquiçada ou amarelada é sinal de alerta. Esse é o sintoma mais comum, está presente em até 80% dos bebês com retinoblastoma e é chamado de leucocoria ou 'olho de gato'.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

O que ocorre nas fotos é que a luz do flash incide sobre a pupila e alcança a retina. Ao alcançar essa parte do olho, a luz atinge as veias sangüíneas e a cor vermelha é preferencialmente refletida.

Pode ser um sinal de alteração do seu humor vítreo , retina e outros. Vai necessitar de um exame da retina. Mapeamento de retina ou outro que seu Oftalmo achar melhor.

Visão turva ou embaçada
A visão embaçada pode ser sinal da presença de um descolamento de retina. Isso acontece porque o descolamento pode ocorrer em regiões periféricas, projetando uma sombra no campo de visão, ou em uma região central, causando a percepão de uma sombra central.

A origem das moscas volantes está em pequenos fragmentos de colágeno. Esta proteína é parte do humor vítreo, um fluido gelatinoso e transparente que preenche nosso globo ocular. Desta forma, o que chamamos de moscas volantes são na realidade as sombras projetadas por esses fragmentos de proteínas em nossas retinas.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.