O que é quando o olho fica vermelho e coçando?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

O surgimento de coceira nos olhos é quase sempre um sintoma de alergia, seja provocada por comida ou por fatores ambientes, como poeira, pêlos ou fumaça, sendo, nestes casos, conhecida como conjuntivite alérgica.

A mancha vermelha no olho pode ter diferentes causas. Trata-se de um tipo de sangramento ocular que acontece quando os vasos sanguíneos se rompem. Na maioria das vezes, a condição pode ser identificada como um derrame ocular ou hemorragia subconjuntival.

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

Colírio Moura Brasil serve para aliviar irritações, coceiras e vermelhidão dos olhos, quando causadas pelo contato com poeira, vento, calor, fumaça, luz, gases tóxicos ou corpos estranhos.

O olho vermelho em si não é uma doença, mas sim um sinal frequente de várias doenças oculares diferentes, sendo a conjuntivite a mais comum delas. A vermelhidão ocular não costuma ser um sinal de doença grave. A maioria dos casos são autolimitados ou apresentam tratamento simples, geralmente com colírios.

Aquela mancha vermelha nos olhos, apesar de causar espanto, muitas vezes não representa perigo para os olhos. O derrame ocular, que causa sangramento nos olhos, não provoca nenhum transtorno à visão, sendo reabsorvido naturalmente pelo próprio organismo.

  • Síndrome do olho seco. Essa é uma causa extremamente comum, especialmente entre pessoas que. ...
  • Alergias. Algumas pessoas atópicas (alérgicas) podem apresentar olhos vermelhos durante. ...
  • Corpo estranho no olho. ...
  • Conjuntivite. ...
  • Glaucoma. ...
  • Uveítes (Inflamação ocular) ...
  • Ceratite. ...
  • Blefarite.

A lesão tende a desaparecer dentro de 2 semanas, mas para agilizar o processo o médico oftalmologista pode receitar compressas frias e o uso de colírios.

Entre os mais comuns, se destacam a vermelhidão e inchaço na região dos olhos, secreções, ardência e até coceira. A única manifestação que diferencia a alergia ocular da conjuntivite infecciosa é a presença de coceira – no primeiro caso, ela pode ser percebida com intensidade, enquanto, no segundo, tende a nem existir.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, os surtos de conjuntivite podem acontecer em qualquer época do ano. Contudo, essa propensão aumenta na estação mais quente, pois o calor e o tempo seco favorecem a disseminação dos agentes infecciosos.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Pariri é uma planta medicinal com uma incrível propriedade anti-inflamatória que ajuda a amenizar a inflamação, a vermelhidão e a secreção dos olhos. Uma compressa quente sobre a pálpebra pode ser muito eficaz na redução da inflamação causada pela conjuntivite.

O soro fisiológico é um dos remédios caseiros mais eficazes para infecções oculares. Isso porque ele se assemelha às lágrimas, que é a forma mais natural do olho se manter limpo.

A tobramicina é um antibiótico prescrito para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, inclusive quando são causadas por conjuntivite bacteriana.