O que é quando aperta a perna e afunda?

Perguntado por: lreis8 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Geralmente, as pessoas costumam perceber os sinais do edema em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos, como, por exemplo, nas pernas. “Uma maneira simples de perceber é apertar, de forma contínua, a região do tornozelo inferior, e observar se ocorre um 'afundamento' que demora a voltar ao normal (edema).

O problema também é conhecido como urticária dermográfica ou dermatografismo. Sabe aquela marca que fica na pele após usar uma roupa muito apertada? Geralmente, após alguns minutos ela desaparece em algumas pessoas, já em outras, a pressão na pele, pode desencadear uma coceira intensa, calor e desconforto.

Fique atento se, além do inchaço ou edema, tiver os seguintes sintomas:

  1. Maior sensibilidade dos membros, pele mais sensível ao toque;
  2. Pele mais brilhante;
  3. Sensação de dor ao ter os membros apalpados pelo especialista;
  4. Sensação de ? cansaço? nos membros, especialmente nas pernas.

Alimentação para evitar a retenção de líquidos
Poderíamos pensar que ingerir líquidos pioraria o problema, mas não. A nutricionista afirma que beber água é fundamental (2 litros por dia), pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema.

Segundo o Ministério da Saúde, isso ocorre sobretudo pela ingestão de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

O lipedema é o nome que se dá ao quadro de deposição anormal de gordura em glúteos e pernas e que pode vir acompanhada por edema ortostático¹, inchaço comum em mulheres que passam o dia inteiro em pé². O lipedema afeta quase exclusivamente mulheres em idade adulta¹, mas há relato de homens acometidos.

Geralmente, as pessoas costumam perceber os sinais do edema em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos, como, por exemplo, nas pernas. “Uma maneira simples de perceber é apertar, de forma contínua, a região do tornozelo inferior, e observar se ocorre um 'afundamento' que demora a voltar ao normal (edema).

Como saber se você tem uma doença de pele: fique atento a esses sinais

  1. Pele inflamada. ...
  2. Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. ...
  3. Vermelhidão no nariz, queixo, bochechas e testa. ...
  4. Lesões vermelhas e inchadas na pele.

Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes. Marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente e marcas de nascença pigmentadas são causadas por um crescimento das células que criam pigmento (cor) na pele.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

A retenção hídrica é comum, especialmente nas mulheres, e pode ser facilmente identificada. Causada por consumo excessivo de sal e alimentos embutidos, sedentarismo, problemas cardíacos, renais, hepáticos ou alterações hormonais, a retenção de líquido pode gerar um leve incômodo ou impasses sérios.

Confira, a seguir, os principais sintomas!

  1. Dores nas pernas. As dores nos membros inferiores são os primeiros indícios de má circulação. ...
  2. Alterações de cor da pele. Pessoas que apresentam problemas de circulação também sofrem com alterações de cor nas pernas. ...
  3. Sensação de formigamento. ...
  4. Cansaço e peso nas pernas. ...
  5. Inchaço.

Desse modo, a má circulação sanguínea pode prejudicar a saúde do indivíduo, causando diversos tipos de doenças. Os sintomas mais recorrentes de má circulação são pele fria e seca, coceira, aparecimento de manchas vermelhas, inchaço, câimbras e sensação de dormência.

O “sinal de Stemmer” é negativo. Isso significa que você é capaz de beliscar e levantar a pele na parte superior dos dedos, perto de onde eles saem do pé. Se o sinal de Stemmer fosse positivo, a carne na parte superior do dedo do pé seria sólida e a pele não poderá ser separada e pinçada.