O que é púrpura nas pernas?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O que é púrpura ? Púrpura é uma condição em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas , ocasionando manchas arroxeadas indolores, de tamanhos variáveis. Se essas manchas forem muito pequenas e em grande número são chamadas petéquias e quando maiores são ditas equimoses .

O principal sintoma da doença se manifesta nas folhas que inicialmente apresentam pequenas pontuações brancas e de formato irregular (Figura 1). Essas pontuações evoluem para manchas elípticas com o centro cor de palha e geralmente com os bordos arroxeados (daí o nome da doença).

Pode estar relacionada com infecções virais e uso de medicamentos. Geralmente, é um quadro temporário, que desaparece dentro de algumas semanas ou meses.

Entre os principais sintomas da púrpura, incluem-se: manchas vermelhas na pele, pintas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramentos pelo nariz, intestinos, gengivas ou trato urinário; dores no local das manchas e febre.

O diagnóstico de púrpura baseia-se no exame clínico e no resultado do hemograma. Uma vez constatado que o número de plaquetas está baixo, é de suma importância fazer o diagnóstico diferencial, porque doenças como aids, lúpus, leucemias e certas infecções virais também provocam queda no número de plaquetas.

A doença não afeta seriamente a qualidade de vida do paciente. As restrições são mais em relação à prática de atividades físicas de alto impacto e que possam ocasionar algum tipo de trauma, como futebol, basquete, rúgbi, trilhas, etc. Normalmente, é necessário o uso de medicamentos por período indeterminado de tempo.

O médico hematologista é o especialista ideal para cuidar da púrpura trombocitopênica idiopática.

Regra geral, os sintomas de trombocitopenia só ocorrem quando os níveis de plaquetas estão muito abaixo do normal:

  • Aparecimento de nódoas negras com facilidade e hemorragias anormais.
  • Elevada perda de sangue com um pequeno corte.
  • Sangramento nasal ou das gengivas.
  • Hemorragia abundante durante a menstruação.

As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas.

não usar remédios que afetem a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e anti-coagulantes.

Dentre os possíveis tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) está o uso de medicamentos, principalmente, os corticosteroides, também conhecidos por corticoides, e a retirada do baço, chamada de esplenectomia.

A aposentadoria por invalidez por púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas nos pacientes. Isso acontece porque, para a Lei, a patologia em si não é considerada como um fator que impossibilite a realização de um trabalho.

O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul.

Uso de antibióticos que contenham sulfa, o anticoagulante heparina e substâncias anticonvulsivas, como fenitoína e vancomicina; Doenças raras que formam coágulos sanguíneos no organismo, como púrpura trombocitopênica trombótica e coagulação intravascular disseminada; Vírus como o vírus Epstein-Barr, hepatite C e HIV.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

Atua como antioxidante e auxiliar no tratamento de inflamações, no aumento da saciedade e na diminuição dos níveis de colesterol.

Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C. Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum.

Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.

Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Para evitar o aparecimento de manchas arroxeadas e ter um envelhecimento saudável da pele, é importante usar filtro solar e cremes de hidratação; beber água; e vestir roupas com proteção UV. No banho, evite água quente e esfregue a pele suavemente com sabonete à base de glicerina; o mesmo vale ao se secar.

NPLATE faz com que sua medula óssea produza mais plaquetas. Isto ajuda a prevenir sangramentos e/ou hemorragias. Caso tenha quaisquer perguntas sobre o motivo pelo qual este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico. Este medicamento está disponível apenas mediante prescrição médica.