O que é púrpura nas pernas?
O que é púrpura ? Púrpura é uma condição em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas , ocasionando manchas arroxeadas indolores, de tamanhos variáveis. Se essas manchas forem muito pequenas e em grande número são chamadas petéquias e quando maiores são ditas equimoses .
Como é a mancha da púrpura?
O principal sintoma da doença se manifesta nas folhas que inicialmente apresentam pequenas pontuações brancas e de formato irregular (Figura 1). Essas pontuações evoluem para manchas elípticas com o centro cor de palha e geralmente com os bordos arroxeados (daí o nome da doença).
Quanto tempo dura a púrpura?
Pode estar relacionada com infecções virais e uso de medicamentos. Geralmente, é um quadro temporário, que desaparece dentro de algumas semanas ou meses.
Quais os primeiros sintomas da púrpura?
Entre os principais sintomas da púrpura, incluem-se: manchas vermelhas na pele, pintas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramentos pelo nariz, intestinos, gengivas ou trato urinário; dores no local das manchas e febre.
Qual exame detecta púrpura?
O diagnóstico de púrpura baseia-se no exame clínico e no resultado do hemograma. Uma vez constatado que o número de plaquetas está baixo, é de suma importância fazer o diagnóstico diferencial, porque doenças como aids, lúpus, leucemias e certas infecções virais também provocam queda no número de plaquetas.
Quais os cuidados para quem tem púrpura?
A doença não afeta seriamente a qualidade de vida do paciente. As restrições são mais em relação à prática de atividades físicas de alto impacto e que possam ocasionar algum tipo de trauma, como futebol, basquete, rúgbi, trilhas, etc. Normalmente, é necessário o uso de medicamentos por período indeterminado de tempo.
Quem cuida de púrpura?
O médico hematologista é o especialista ideal para cuidar da púrpura trombocitopênica idiopática.
Quais os sintomas de quem está com as plaquetas baixas?
Regra geral, os sintomas de trombocitopenia só ocorrem quando os níveis de plaquetas estão muito abaixo do normal:
- Aparecimento de nódoas negras com facilidade e hemorragias anormais.
- Elevada perda de sangue com um pequeno corte.
- Sangramento nasal ou das gengivas.
- Hemorragia abundante durante a menstruação.
Qual a cor da mancha de estresse?
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas.
Quem está com plaquetas baixa pode tomar dipirona?
não usar remédios que afetem a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e anti-coagulantes.
Como melhorar da púrpura?
Dentre os possíveis tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) está o uso de medicamentos, principalmente, os corticosteroides, também conhecidos por corticoides, e a retirada do baço, chamada de esplenectomia.
Quem tem púrpura pode trabalhar?
A aposentadoria por invalidez por púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas nos pacientes. Isso acontece porque, para a Lei, a patologia em si não é considerada como um fator que impossibilite a realização de um trabalho.
Qual é a cor de púrpura?
O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul.
O que destrói as plaquetas?
Uso de antibióticos que contenham sulfa, o anticoagulante heparina e substâncias anticonvulsivas, como fenitoína e vancomicina; Doenças raras que formam coágulos sanguíneos no organismo, como púrpura trombocitopênica trombótica e coagulação intravascular disseminada; Vírus como o vírus Epstein-Barr, hepatite C e HIV.
Qual o risco de plaquetas baixas?
Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.
Quais são os benefícios da púrpura?
Atua como antioxidante e auxiliar no tratamento de inflamações, no aumento da saciedade e na diminuição dos níveis de colesterol.
O que fazer para aumentar o número de plaquetas?
Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C. Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum.
O que significa uma doença autoimune?
Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.
Qual exame detecta plaquetas baixas?
Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.
Como prevenir púrpura?
Para evitar o aparecimento de manchas arroxeadas e ter um envelhecimento saudável da pele, é importante usar filtro solar e cremes de hidratação; beber água; e vestir roupas com proteção UV. No banho, evite água quente e esfregue a pele suavemente com sabonete à base de glicerina; o mesmo vale ao se secar.
Qual o melhor remédio para aumentar as plaquetas?
NPLATE faz com que sua medula óssea produza mais plaquetas. Isto ajuda a prevenir sangramentos e/ou hemorragias. Caso tenha quaisquer perguntas sobre o motivo pelo qual este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico. Este medicamento está disponível apenas mediante prescrição médica.