O que é púrpura da melancolia?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.

Os mais típicos são os sangramentos que se localizam na pele ou nas mucosas, formando manchas. Tais manchas podem ser consideradas petéquias (manchas pequenas) ou equimoses (manchas maiores). São também sintomas: sangramentos nasais ou gastrintestinais, sangramentos na gengiva e no trato urinário.

A Trombocitopenia Imune Primária ou Púrpura Trombocitopênica Idiopática (ou Imunológica), conhecidas por PTI, é uma doença hemorrágica, de origem autoimune, caracterizada pela redução da quantidade de plaquetas (trombócitos) presentes no sangue.

No caso da púrpura por melancolia, os sintomas tendem a desaparecer sozinhos. Contudo, podem ser usados cremes ou pomadas com o objetivo de facilitar a reabsorção do sangue extravasado. Fica o alerta, nenhuma mancha roxa espontânea deve ser negligenciada, ou tratada a princípio como sendo de causa psicogênica.

O que causa a púrpura? A púrpura é causada pelo acúmulo de sangue debaixo da pele. Esse acúmulo acontece por causa da inflamação dos vasos sanguíneos.

Geralmente, é um quadro temporário, que desaparece dentro de algumas semanas ou meses. Já a púrpura mais comum no idoso é a púrpura senil, decorrente à fragilidade dos vasos e atrofia de tecidos. Nesse caso, elas surgem após mínimos traumas e desaparecem em alguns dias ou poucas semanas.

O diagnóstico de púrpura baseia-se no exame clínico e no resultado do hemograma. Uma vez constatado que o número de plaquetas está baixo, é de suma importância fazer o diagnóstico diferencial, porque doenças como aids, lúpus, leucemias e certas infecções virais também provocam queda no número de plaquetas.

O tratamento é muito efetivo, mas só pode ser prescrito por um período limitado (uma a três semanas). Por isto, ele é usado só em emergências, quando a contagem de plaquetas deve ser elevada rapidamente.

A púrpura é uma doença benigna, mas pode levar à morte em casos de acidente com sangramento.

A aposentadoria por invalidez por púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas nos pacientes. Isso acontece porque, para a Lei, a patologia em si não é considerada como um fator que impossibilite a realização de um trabalho.

Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.

Dentre os possíveis tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) está o uso de medicamentos, principalmente, os corticosteroides, também conhecidos por corticoides, e a retirada do baço, chamada de esplenectomia.

O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.

Atua como antioxidante e auxiliar no tratamento de inflamações, no aumento da saciedade e na diminuição dos níveis de colesterol.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

Quais são os sintomas de uma baixa contagem de plaquetas?

  • Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca.
  • Hematomas após lesões muito pequenas.
  • Sangramento das gengivas.
  • Menstruações intensas.

O benefício para quem tem doença autoimune é um direito previsto no art. 151 da Lei 8.213/91, o qual também pode ser chamado de Plano de Benefícios da Previdência Social. E, conforme aborda a lei, a saúde é um direito de todos, além do fato de ser um dever do Estado.