O que é púrpura antigamente?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência. "O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro.

É na Antiguidade, entre os povos fenícios, que o roxo adquire valor nobre: o pigmento, chamado púrpura de tíria, era extraído dos caramujos marinhos. A cor distinguia os cidadãos de altas classes e era amplamente valorizada por não desbotar e tornar-se mais intensa e brilhante quando exposta ao sol.

Ferido e sangrando, ele foi vestido com um manto púrpura; esta veste era utilizada para indicar pessoas que haviam recebido algum benefício da autoridade vigente. No caso de Jesus, como o único benefício recebido haveria de ser a cruz, a roupa indicava a vergonha e a zombaria que o Salvador sofreu por cada um de nós.

nome feminino
1. Cor vermelha escura a tirar para o roxo. 2. Estofo ou tecido tingido com a cor da púrpura.

Textos datados de 1600 a.C mencionam a cor púrpura utilizada nas vestes reais romanas, a qual era obtida da secreção de moluscos – em torno de 12000 moluscos produziam apenas 1,4g de pigmento! Assim, o uso dessa cor era símbolo de riqueza e relevância na sociedade.

Na teoria das cores, a cor púrpura é definida como qualquer cor não-espectral entre violeta e vermelho. Na pintura, a púrpura é a cor entre magenta e violeta, com todas as suas matizes e tons.

O homem rico como se sabe, vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, sendo púrpura a cor da realeza, dando a entender que a riqueza deste homem o fazia se portar como um rei, e o linho mais que fino, mas finíssimo, roupas da mais alta qualidade, para ostentar as suas posses.

A cor púrpura está associada à elevação de consciência. Está diretamente ligada ao cérebro e à conexão com o cosmo, por ser a cor do chakra coronário. Portanto, é bastante recomendada para o relaxamento mental, além de ajudar no desenvolvimento da fé, e na qualidade de nossas orações e meditações.

Lídia morava em Filipos, a principal cidade da Macedônia, e era uma comerciante de tecidos tingidos de cor púrpura, um artigo de luxo muito caro na época. Ela era muito bem-sucedida em seus negócios e sua casa se tornou um lugar de acolhimento para os missionários. A história de Lídia é contada em Atos 16:11–15.

A púrpura simples é o aumento da formação de hematomas devido à fragilidade dos vasos sanguíneos. A púrpura simples é extremamente comum. A causa é desconhecida. Alguns médicos acham que ela pode ser uma característica de muitos distúrbios, mas outros acham que ela é uma variação normal.

XIX (março de 1856), o inglês William H. Perkin descobriu acidentalmente no seu laboratório a púrpura de anilina, malva ou malveína: um corante químico orgânico sintético, pertencente à faixa do violeta e magenta.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

Gregos e romanos a utilizaram como remédio em feridas e infecções, o que já dá uma pista de seu valor terapêutico. Cristo teria ainda tido outro contato com a substância, mencionado pela Bíblia. Vinho misturado com mirra foi oferecido a ele antes da crucificação.

1 vermelho, purpúreo, escarlate, rubro, encarnado.

Podem ser púrpuras não-trombocitopênicas (com contagem normal de plaquetas no sangue) ou púrpuras trombocitopênicas (com contagem de plaquetas abaixo do normal).

O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil, mas caso você misture mais vermelho que azul dará origem a cor púrpura e magenta.

E por isso o preto é a mais nobre das cores.

O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria.