O que é punção de Marfan?

Perguntado por: lzaganelli6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Consiste na punção e aspiração do liquido pericárdico com uso de uma agulha / cateter para remoção de conteúdo liquido para fins terapêuticos ou diagnósticos.

Doenças como a tuberculose, a colagenose e, até mesmo, metástases tumorais, também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema. Outras causas possíveis são as doenças autoimunes e as inflamações do pericárdio após cirurgia cardíaca ou ataque cardíaco.

O tamponamento cardíaco é decorrente do grande acúmulo de sangue ou de outros líquidos no pericárdio, o que dificulta a fase diastólica do ciclo cardíaco (atrapalha a fase de enchimento do coração). Esse quadro clínico pode ocorrer devido a traumas ou inflamações, por exemplo, e coloca a vida do paciente em risco.

Esta drenagem geralmente é feita no ângulo infraesternal, abaixo do apêndice xifoide e, por isso, costuma ser chamada de pericardiocentese subxifoideana.

Ela implica na descompressão do coração por meio da retirada do líquido em excesso. Isso pode ser feito de duas formas: com uma punção para drenagem do líquido ou com uma pequena incisão no terço inferior do tórax, com a colocação de um dreno.

O pericárdio é uma membrana dupla, semelhante a um saco, que envolve e protege o coração e as raízes dos vasos, separando-os de outras estruturas anatômicas que ocupam o mediastino (parte central da região torácica situada entre os pulmões, o esterno, a coluna vertebral e o diafragma).

A tríade de Beck se constitui como um auxílio para identificação dos sinais característicos de um tamponamento cardíaco, patologia que possui diagnóstico clínico. Muitas vezes, os sinais dessa tríade podem ser confusos (podendo indicar outros quadros semelhantes) ou ausentes.

  • dificuldade para respirar;
  • sensação de cansaço, principalmente deitado;
  • dor do lado esquerdo do peito;
  • tosse;
  • febre;
  • aumento do ritmo dos batimentos.

Entre a membrana e o coração existe um líquido muito fino e em pequena quantidade que permite que o órgão deslize ali dentro. Quando a inflamação está bem acentuada, pode ficar um espaço que naturalmente não existe entre o pericárdio e o órgão. Com isso, há um acúmulo de secreção nesse espaço, que é chamado de derrame.

Tratamento de tamponamento cardíaco
Os médicos o tratam imediatamente usando uma agulha para retirar o sangue ou líquido ao redor do coração (pericardiocentese). Esse procedimento alivia a pressão no coração e permite que ele bata normalmente.

Resumo. O tamponamento cardíaco é uma emergência médica; pode levar rapidamente ao óbito se não for feita imediatamente uma pericardiocentese ou uma drenagem cirúrgica do pericárdio. Os sinais clínicos incluem taquicardia, hipotensão, sons cardíacos distantes, pressão venosa jugular elevada e pulso paradoxal >10 mmHg.

Quando o paciente apresenta um débito cardíaco abaixo do nível esperado, pode ser o indicativo de algumas enfermidades, como: hipertensão, arritmias, choque cardiogênico e insuficiência cardíaca. Todas estão associadas a perda desse volume. Por isso, ele é considerado um aliado dos diagnósticos.

Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos. Além de conferir estabilidade, o pericárdio produz um líquido que fica entre o coração e a membrana, com o objetivo de reduzir o atrito das batidas do coração.

Cavidades. O coração humano pode ser dividido em quatro cavidades: Dois átrios ou aurículas: São as cavidades superiores, que recebem sangue quando este chega ao coração; Dois ventrículos: São as cavidades inferiores, que expulsam o sangue, bombeando-o para fora do coração.

Cuidados dispensados ao corpo, após a constatação médica do óbito. Cuidar do corpo deixando-o limpo e identificado; • Evitar eliminação de flatos, secreções, sangue e mau odor; • Preservar a imagem. Corpo após a constatação do óbito pelo médico. Equipe de Enfermagem.

Nos cuidados paliativos, os enfermeiros atuam em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que reduza o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social.

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica. O pericárdio é constituído por duas camadas – uma camada fibrosa externa e uma camada fibrosa interna.

Na maioria dos casos, o edema é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente. Mas o edema pulmonar pode ocorrer por outros motivos, incluindo pneumonia, exposição a certas toxinas e medicamentos e até por traumas torácicos.