O que é Pulsatilla homeopatia?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A Pulsatilla é um medicamento homeopático. TAMBÉM INDICADA: Dores no corpo, corrimentos brandos, inflamações nos olhos, conjuntivite, terçol, otites, prostatites, sarampo, dores nas costas, varizes, indigestão e dispepsia crônica.

Pulsatilla, a anémona pulsatilha, pequena planta vivaz da família das ranunculáceas, é uma planta herbácea, bem conhecida pelas suas grandes flores com pétalas violetas, que cresce em quase toda a Europa, principalmente nas pradarias secas em terrenos calcários e siliciosos.

Medicamento homeopático muito utilizado na indigestão e dispepsia crônica, mau gosto e sensação de boca seca sem sede, língua esbranquiçada, pulsações perceptíveis na boca do estômago e perda do gosto. Muito indicada também na dor de ouvido, otite externa e, principalmente, otite das crianças.

A Pulsatilla é um medicamento homeopático. TAMBÉM INDICADA: Dores no corpo, corrimentos brandos, inflamações nos olhos, conjuntivite, terçol, otites, prostatites, sarampo, dores nas costas, varizes, indigestão e dispepsia crônica.

Geralmente os medicamentos homeopáticos demoram um pouquinho mais que outros tipos de medicamentos para fazer efeito (de 15 a 20 dias), pois trabalham de forma sutil caso não observe resultados imediatos sugerimos continuar o tratamento por mais alguns dias, até o fim do frasco.

Exacerbação dos sintomas clínicos do paciente após a administração do remédio homeopático.

Fatores naturais, como calor e umidade, podem levar a uma perda da eficácia dos medicamentos, tanto homeopáticos quanto alopáticos. Esses equipamentos emitem ondas eletromagnéticas que podem alterar e diminuir a ação do medicamento homeopático.

O predomínio do medicamento Pulsatilla, em cães, justifica-se por ser bem indicado para pacientes que, dentre outras carac- terísticas, necessitam de grande quantidade de afeto (Brunini, 1992; Torro, 1999).

Nux vomica Homaccord é indicado nos casos de distúrbios funcionais das regiões: Hepática e gastro-intestinais; no meteorismo; e nos distúrbios depois do consumo de álcool, de café ou de nicotina. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.

O medicamento Lycopodium Segundo Cairo[06] o Lycopodium tem ação no fígado preguiçoso nas ve- lhas congestões hepáticas sendo muito útil nas mo- léstias do fígado, cirrose atrófica do fígado com asci- te hidropisias e icterícia.

DESCRIÇÃO: A Belladonna é muito usada na homeopatia, devido sua ação de controlar a febre alta e sintomas de rosto vermelho, secura das mucosas, calor radiante e transpiração intensa. É indicada ainda para processos inflamatórios como congestão local (tumor, rubor, calor, dor).

O Medicamento Homeopático se caracteriza pelas dinamizações (diluições e agitações sucessivas), cujo emprego é ministrado não somente no intuito de curar um sintoma orgânico, mas restabelecer o equilíbrio vital do ser. A indicação depende de uma análise profunda da totalidade dos sintomas.

Calcarea carbonica + Carbo vegetabilis + Lycopodium clavatum é indicado como auxiliar no tratamento das disfunções gastro-hepáticas como: mau hálito, arrotos (eructações), vômitos (regurgitações), enjôos (náuseas), perda da tonicidade (atonia) gastrintestinal, digestão lenta, fraca, azia (pirose), desconforto digestivo ...

Entretanto, destaca-se a Homeopatia como possibilidade terapêutica, tendo indicação freqüente o medicamento Ignatia amara, por sua ação nas manifestações nervosas, depressão, angústias e tristezas.

A homeopatia não tem contraindicação. Crianças, idosos, homens e mulheres e até os animais e a agricultura pode usá-la”, explica a docente que têm especialização na área pelo Instituto Homeopático François Lamasson (IHFL) de Ribeirão Preto.