O que é psoríase no ouvido?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A psoríase pode se instalar em qualquer parte do corpo. Entre as localizações menos conhecidas da psoríase, estão as orelhas. Uma orelha ou as duas, no lóbulo ou mais profundamente ao nível da coucha ou até do conduto auditivo, tudo é possível, e isto pode rapidamente tornar-se muito desconfortável.

Dermatite do canal auditivo é caracterizada por prurido, descamação e eritema da pele do meato auditivo externo e canal auditivo. Dermatite pode ser causada pela exposição a alérgenos (dermatite de contato) ou pode ser espontânea (otite externa crônica, dermatite eczematosa auricular).

A psoríase pode ser desencadeada por alguns medicamentos como betabloqueadores, anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno), lítio e tratamentos para malária. Os surtos de dermatite atópica são geralmente tratados com cremes tópicos de corticoide, seguidos de emolientes para manutenção.

A doença é crônica, mas não é contagiosa e é controlada se diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada. No entanto, por ser um processo inflamatório, as pessoas com psoríase podem desenvolver problemas cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Infarto Agudo do Miocárdio.

Entre os pacientes com psoríase grave, os pesquisadores constataram 78% mais chances de desenvolvimento do câncer, principalmente o câncer de pele e o linfoma. Os riscos foram similares aos encontrados entre os pacientes transplantados, que utilizam drogas supressoras do sistema imunológico.

No dia a dia, é preciso cuidar de suas orelhas, evitar o uso de cotonetes e preferir um simples jato de água no duche, cuidando para que ele não seja nem muito quente nem muito forte. Um produto de lavagem suave do tipo óleo lavante ou um syndet pode ser útil para amolecer as escamas e favorecer a sua eliminação.

A psoríase é causada pelo sistema imunológico. O sistema imunológico é o responsável por proteger o corpo contra infecções e doenças. O paciente com psoríase possui células T (um tipo de glóbulo branco) que atacam erroneamente as células de sua pele. As células da pele então se multiplicam rapidamente e incham.

Na sua forma mais grave, as pústulas estão espalhadas por todo o corpo, o que é chamado de PPG – psoríase pustulosa generalizada. A PPG (Psoríase Pustulosa Generalizada) é uma doença rara que ATINGE 9 EM CADA 1 MILHÃO DE PESSOAS NO BRASIL, com histórico de psoríase em placas ou não.

Sintomas de dermatite do canal auricular
Os dois tipos de dermatite causam coceira, vermelhidão, secreção ou umidade límpida e descamação, escurecimento e rachaduras dolorosas da pele. Já o primeiro sintoma de uma infecção bacteriana costuma ser dor de ouvido intensa.

O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada. O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por mais de duas semanas.

Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha. Em contrapartida, o excesso de cera de ouvido também pode causar coceiras na região. Não é recomendável usar objetos pontiagudos ou hastes de algodão para remover a cera.

Alimentos como carne vermelha, os muito condimentados e apimentados devem ser evitados por quem tem psoríase. Eles contêm substâncias que potencializam as inflamações da pele e podem piorar as crises. Também aumentam a coceira, que é um grande incômodo que a doença causa.

Pacientes com psoríase em 10% ou mais do corpo têm duas vezes mais chances de morrer. Segundo um novo artigo, quanto maior for a área de abrangência da psoríase na superfície corporal, maior será o risco de mortalidade para o paciente.

As CARNES VERMELHAS como o porco, PODEM PROVOCAR MAIOR IRRITAÇÃO DA PELE, assim como os alimentos muito condimentados com pimenta por exemplo, e portanto é melhor não consumir.

Modere o consumo de café e álcool: eles ajudam a desidratar o organismo, o que aumenta as crises da psoríase. Evite laticínios: Leites e derivados podem provocar inflamação e irritação na pele para quem já tem predisposição para alguma doença.

Os ovos constituem uma das formas mais consumidas de proteína animal na dieta humana. Mas, embora sejam um alimento básico importante para as pessoas, quando se trata de doenças autoimunes, incluindo a psoríase, é melhor evitar. Assim como os lacticínios, eles estão na lista dos alimentos que pioram a psoríase.

Reconhecer a Psoríase como doença crônica com direito a aposentadoria e auxílio doença. O paciente terá direito a todos os tratamento gratuito pelo SUS e ao direito de se aposentar ou a um benefício ou auxílio para ajudar no tratamento da doença.

Sintomas

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
  • Coceira, queimação e dor;
  • Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
  • Inchaço e rigidez nas articulações.

Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase pode ser considerada grave quando ela apresentar índices de PASI ou BSA ou DLQI maiores que 10.