O que é psicose puerperal?
A psicose pós-parto, ou psicose puerperal, é o transtorno psiquiátrico mais grave e menos frequente que pode acometer a mãe após o nascimento do bebê. Tem início súbito e costuma aparecer no segundo ou terceiro dia depois de ela dar à luz.
Quais são os transtornos mentais no puerpério?
O transtorno mental do período perinatal não se restringe apenas à depressão e outras doenças podem ocorrer nesse período. A depressão é mais frequente, de 15 a 20%, a ansiedade 16%, transtorno de estresse pós-traumático 4% e psicose pós-parto menos de 1%.
Como avaliar uma paciente com psicose puerperal?
2.1.2.4 Psicose puerperal
Na sequência, aparecem sintomas como delírios, mania de perseguição, alucinações, desorganização, desorientação, confusão mental, perplexidade e despersonalização. Os sintomas iniciais aparecem cerca de duas semanas após o parto.
Como não surtar no puerpério?
A mamãe e consultora Lily Fontana dá dicas para os primeiros meses de maternidade
- Alimente-se bem! A boa alimentação não é somente importante para a boa manutenção da amamentação, mas também para ajudá-la a ter energia! ...
- Peça ajuda. ...
- Organize as tarefas e delegue funções. ...
- Respeite o seu tempo e o do bebê
O que quer dizer a palavra psicose?
Conceito médico
A psicose, para a medicina, se traduz como uma síndrome neurológica, em que algumas partes do cérebro não estão funcionando normalmente, geralmente associada à ação de um neurotransmissor nessas áreas, chamado dopamina.
Pode ter raiva no resguardo?
Some-se a isso o excesso de demandas por causa dos cuidados com o recém-nascido, como amamentar, trocar fraldas e fazê-lo dormir. O resultado pode ser um nível de estresse altíssimo, que pode se traduzir em uma irritabilidade extrema, tristeza e até mesmo depressão.
Qual o tempo que dura o estado puerperal?
O puerpério dura no mínimo 45 dias. No entanto, é impossível saber exatamente quanto tempo ele vai permanecer. Em mulheres que amamentam por um longo período, por exemplo, o puerpério pode durar muito mais do que apenas 2 meses, já que corpo feminino continua passando por transformações que têm a ver com a amamentação.
Como lidar com o período puerperal?
Algumas maneiras de lidar com as transformações do puerpério
- Abrace a insegurança – e lide com ela. É natural que os seus primeiros dias como mãe sejam repletos de inseguranças e incertezas. ...
- Busque ajuda e converse com seu companheiro. ...
- Estabeleça uma nova rotina.
Quais os 4 principais passos numa emergência psiquiátrica?
Quais são os cuidados necessários em casos de emergência de pacientes psiquiátricos?
- Identificar o grau de emergência do paciente. ...
- A importância da estabilização do quadro. ...
- Estabelecer um diagnóstico de imediato. ...
- Identificar a doença psiquiátrica. ...
- Realizar a medicação quando necessário.
O que é o blues puerperal?
Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues:
É um estado mais leve causado pelas mudanças hormonais que ocorrem nesta fase. A mulher pode apresentar choro fácil, se sentir triste e irritada, e esses sintomas podem se intercalar com momentos de alegria e satisfação.
Qual a diferença entre a depressão puerperal e o baby blues?
Enquanto o baby blues é algo natural e que passa, a depressão pós-parto persiste e necessita de tratamento. Além da psicoterapia, recomenda-se a avaliação psiquiátrica para averiguar a necessidade ou não do uso de medicação juntamente com o tratamento psicológico.
Qual exame detecta psicose?
Como confirmar o diagnóstico
metabólico, provas de função hepática e hormônios da tireoide, e exame de urina, para identificar infecções ou uso de drogas, e exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, também podem ser indicados para identificar a causa da psicose.
Quanto tempo dura uma crise de psicose pós-parto?
O diagnóstico é clínico, com base no relato da paciente e de familiares, parceiros ou parceiras. Para que seja concluído, a pessoa deve apresentar um ou mais dos sintomas listados acima, durando pelo menos 4 dias, dentro de um período de até 12 semanas após o parto.
Como diagnosticar a psicose?
Como diagnosticar? O diagnóstico da psicose é realizado a partir da avaliação psiquiátrica e da análise de alguns exames, tais como, exames de sangue para medir níveis de hormônios e eletrólitos e para detectar infecções, além de testes para verificar a presença de alguma droga no organismo.
Qual a fase mais difícil do puerpério?
A amamentação está entre os principais desafios do puerpério porque, mais do que alimentar o bebê e trazer a imunidade, trata-se de um momento de interação entre mãe e filho e de criação de vínculo.
Pode chorar no puerpério?
O "Blues puerperal" ou "Melancolia pós-parto" é a alteração de humor mais frequente no puerpério, podendo atingir oito em cada dez mães no pós parto. Trata-se de uma condição transitória que costuma aparecer dentro dos três primeiro dias de vida do bebê.
O que pode e não pode fazer no puerpério?
Além do corpo da gestante precisar de um tempo para se recuperar, estudos indicam que um intervalo pequeno pode encurtar a gravidez seguinte.
- Pode: Tomar um banho completo. Manter a higiene pessoal em dia é importante para a cicatrização. ...
- Não pode: Fumar e beber bebidas alcoólicas. ...
- Pode: Tomar medicamentos.
Quais as 3 fases da psicose?
Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica.
Quem tem surto psicótico lembra?
Olá, normalmente nunca lembram de nada. Principalmente se for o primeiro surto! A volta a realidade costuma ser gradual. Mesmo porque o paciente fica impregnando de reações adversas decorrentes da medicação.
Quanto tempo dura a psicose?
Para se tratar de um transtorno psicótico induzido por alguma substância, os sintomas psicóticos não devem ter duração maior do que cerca de 30 dias após a última vez que tenha usado substância em questão. Caso permaneça por período maior do que este, um diagnóstico alternativo deve ser pensado.