O que é PSF e qual é o seu objetivo?
O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade básica de saúde, no domicílio ou através da mobilização da comunidade.
Onde o PSF atua?
O Programa Saúde da Família funciona nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde, o SUS, ou nos domicílios dos pacientes, devendo a equipe médica atender e acompanhar todas as pessoas de cada família, independentemente do gênero e da idade.
Qual a importância do PSF para comunidade?
O Programa Social da Família (PSF) tem como propósito contribuir na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e na municipalização da integralidade e participação da comunidade.
Quais os serviços prestados no PSF?
Entre as ações desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares dos PSFs, estão: acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento odontológico, curativo, distribuição de preservativos, atendimento de enfermagem, exame preventivo papanicolau (câncer de colo de útero), imunização ...
Quais são as 5 redes de atenção à saúde?
Redes de Atenção à Saúde
- Sobre as Redes de Atenção à Saúde.
- Rede Cegonha. Sobre a Rede Cegonha. Legislação. ...
- Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.
- Rede de Atenção Psicossocial.
- Rede de Urgência e Emergência.
- Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. Sobre a Rede de Atenção. Hipertensão Arterial.
Quais são as principais características do Programa Saúde da Família?
Caracteriza-se pela sintonia com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e integralidade das ações. Estrutura-se, assim, na lógica básica de atenção à saúde, gerando novas práticas e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção da saúde.
Como é formado o PSF?
A equipe básica de um PSF deve ser composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e agentes comunitários de saúde. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio.
Por que foi criado o PSF?
Para o Ministério da Saúde, o PSF é uma estratégia que visa atender indivíduo e a família de forma integral e contínua, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
O que precisa para ser atendido no PSF?
Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.) Cadastro de Pessoa Física (CPF) Cartão Nacional do SUS (CNS) Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
Quais são as vantagens do PSF?
É dessa forma que o PSF constitui-se em uma estratégia que "prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua.
Quantas consultas o médico do PSF pode atender por dia?
podemos sugerir que 3 a 4 atendimentos/hora seria uma base praticável no dia a dia. A porta de entrada deve ser orientada sempre que um atendimento demandar mais tempo".
Quais são os cinco princípios do SUS?
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
O que faz um enfermeiro do PSF?
No PSF o enfermeiro desenvolve atividades administrativas, educativas e de assistência básica de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, tanto na Unidade de Saúde da Família quanto na comunidade junto às famílias da área.
Qual é o objetivo da atenção primária à saúde?
A Atenção Primária à Saúde (APS) foi desenvolvida como um conjunto de ações que abrange a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
Qual é o objetivo da Atenção Básica?
A Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção.
Quais são os três níveis de atenção à saúde?
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.
O que é RAS na Atenção Básica?
São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010).
Quais os desafios da Estratégia Saúde da Família?
Os principais desafios referiram-se ao financiamento insuficiente, à formação profissional em desarmonia com o modelo de atenção centrado na APS, à precarização do vínculo profissional com as instituições e ao desenvolvimento de ações intersetoriais.