O que é Pseudoleitura na educação infantil?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Há um nome para esse processo pelo qual a criança "lê" um livro antes de aprender a ler: pseudoleitura. A criança já sabe que as figuras e símbolos nas páginas do livro contam uma história, são um sistema de códigos. Ela ainda não compreende as regras do sistema, mas sabe que ele existe.

Pensamos que leituras não convencionais abrem caminho para a autonomia, a criatividade e a exploração de significados e sentidos além de atuar sobre a capacidade da criança de imaginar e representar e, assim, colocar-se no lugar do outro, um legítimo outro.

O segredo para ensinar a ler é dar condições para o aluno resolver problemas que lhe permitam avançar como leitor e escritor, confrontando-se com textos desde o início da alfabetização. Neste trabalho, o professor: - Propõe a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.

A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário; O pensamento lógico da criança é incentivado; Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina; A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.

Trabalhar literatura na Educação Infantil deve partir de perguntas e comentários, acompanhando os interesses dos pequenos por partes do livro, encorajando-os a apontar, comentar e descrever o que estão vendo e a responder a perguntas e compartilhar suas reações e sentimentos durante a leitura.

Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, a escola “precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.”

Terceiro campo da BNCC instiga o uso de expressões artísticas para trabalhar olhar, coordenação motora e percepção dos pequenos.

6 formas de aplicar a ludicidade na educação infantil

  1. Dança. A dança é uma das melhores formas para incentivar a criança a valorizar a atividade física e ter consciência sobre o seu próprio corpo. ...
  2. Gincanas. ...
  3. Caixa de sentidos. ...
  4. Fantoches. ...
  5. Contação de histórias. ...
  6. Invenção de histórias.

Para cuidar de criança pequena, sobretudo às de zero a cinco anos, deve ter compromisso com a sua formação inicial, permanente e continuada; possuir princípios éticos; estar atento e observar os conhecimentos dos seus alunos; e refletir sobre a prática direta com as crianças através da observação, registro, ...

Para ser professor do Ensino Infantil ou Fundamental, é necessário ser formado em Pedagogia. Profissionais formados em Letras também podem dar aula no Ensino Infantil, em escolas bilíngues.

O professor deve criar condições favoráveis para que as crianças se sintam seguras e aprendam a viver em coletividade num ambiente saudável e acolhedor. Isto é, aprendam nas vivências a se expressar, explorar, compartilhar enquanto se desenvolvem e se apropriam da sua identidade com autonomia.

Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa

  1. Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
  2. Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
  3. Crônica. ...
  4. Lendas e mitos. ...
  5. Romance.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Ler para uma criança, de qualquer idade, é fundamental para despertar sua curiosidade pelo objeto livro e pelas narrativas que ele guarda. Ler com elas também é essencial. Lembrem-se: as ilustrações podem ser lidas pelas crianças.

Pois é, existem tipos de leitura!
...
Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Hoje, estratégias para tornar a leitura divertida e cativante são cada vez mais importantes para a formação dos novos leitores, seja em casa ou na escola.
...
Por favor, tente novamente.

  1. Teatro de fantoches. ...
  2. Histórias em quadrinhos. ...
  3. Criação da trilha sonora. ...
  4. Jogo da memória literário. ...
  5. Criar um novo final. ...
  6. Livros personalizados.

Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

A Literatura na BNCC é apresentada como uma maneira de promover uma imersão do discente em obras diversas, com a finalidade de formar alunos com um pensamento crítico, aberto às diferenças e com pelo desenvolvimento das habilidades esperadas para o século XXI.

Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.