O que é Pseudolalia?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Mitomania ou pseudolalia é o nome dado à condição psiquiátrica ou desequilibro psicológico, em que o individuo possui o comportamento compulsivo de mentir.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

A mitomania é um transtorno psicológico que se caracteriza pela tendência compulsiva de contar mentiras ou criar histórias fictícias. Contudo, pessoas com mitomania sentem uma necessidade incontrolável de inventar histórias, exagerar fatos ou até mesmo criar uma realidade paralela para si mesmas.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Confira a lista de 7 sinais feita pelo portal Entrepreneur, com a análise do especialista:

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

Ouvir o mentiroso

  1. Usar perguntas “abertas”. Isso obriga o mentiroso a expandir suas histórias até acabar encurralado em sua própria mentira.
  2. Apostar no elemento surpresa. Investigadores deveriam tentar aumentar a “carga cognitiva” do mentiroso. ...
  3. Prestar atenção em detalhes pequenos. ...
  4. Observar mudanças na autoconfiança.

Como fazer uma pessoa confessar?

  1. 1 Evite fazer acusações. Elas só vão deixar a pessoa menos propensa a falar a verdade, portanto, mantenha a calma e exiba uma linguagem corporal neutra. ...
  2. 2 Demonstre empatia. ...
  3. 3 Dê a impressão de que a verdade não é nada demais. ...
  4. 4 Diga que a culpa não é só dela. ...
  5. 5 Ofereça proteção.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

O pior estrago que uma mentira pode provocar é quando ela é descoberta! Não importa o tamanho da mentira e nem os motivos que levaram a pessoa a mentir, a pessoa mentirosa passa a ser vista com desconfiança e perde a credibilidade.

Mentir pode causar muitos problemas. Uma mentira pode destruir a reputação de uma pessoa inocente, separar bons amigos ou levar pessoas a tomar decisões desastrosas. O mentiroso pode perder a confiança das pessoas e ainda vir a ser castigado. Quem mente, deve pedir perdão e passar a falar a verdade.

A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. “Trata-se de um processo de adoecimento psíquico, onde a pessoa que sofre vive alimentando mentiras.

O autoengano já pode ser um grande problema por si só. Mas além disso, ele pode piorar ou estar interligado a alguns transtornos da mente. Isso porque o autoengano torna mais difícil perceber ou encarar a realidade, tanto pra pior, quanto pra melhor, o que se liga a várias questões mentais.

É o chamado maldaptive daydreaming, condição na qual a pessoa fantasia de maneira excessiva e acaba deixando de lado tarefas básicas do dia-a-dia e suas próprias necessidades sociais. É como se fosse uma compulsão por sonhar acordado, ou até mesmo um vício.

É normal fantasiar sim, fazemos isso desde quando somos crianças. O importante é conseguir notar como essa fantasia pode estar reverberando em sua vida: se está te afastando da realidade, se está dificultando de realizar suas atividades diárias ou se traz algum tipo de sofrimento.

O Transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido também pelo nome de TOC, é um distúrbio causado por crises de obsessões e compulsões, ou seja, a necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes ou de maneiras especificas.

A criança com TDAH deixa de cumprir muitas tarefas por esquecimento ou falta de motivação. Não raro, ela se sente culpada e frustrada por não ter conseguido cumprir as tarefas. Se estiver em um ambiente onde só recebe críticas, ela pode encontrar na mentira, um caminho para evitar as críticas, castigos e repreensões.

Quando alguém olha para cima pode estar tentando fugir de um conflito ou fazendo pouco caso de quem está à sua frente. Verifique o movimento dos lábios nesse momento, pode aparecer um meio sorriso. Outra possibilidade é de que a pessoa esteja tentando se lembrar de algo com dificuldade.

Um olhar sem foco, ou voltado para cima e para a direita, indica confusão. Isso porque, ao desviar os olhos, a pessoa está buscando uma imagem mental. Logo, demonstra falta de clareza em seu discurso, além de insegurança.

Continuar lendo