O que é Pseudocódigo ou Portugol?

Perguntado por: lvarela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Pseudocódigo é uma técnica textual de representação de um algoritmo. Também é conhecida como Português Estruturado ou Portugol.

Essa palavra “pseudocódigo” é uma junção de duas palavras: pseudo e código. “Pseudo” é algo cujo conteúdo não é real ou verdadeiro. Dessa forma, o pseudocódigo nada mais é do que um rascunho de um programa ou algoritmo antes de ser implementado em uma linguagem de programação.

Portugol é uma pseudolinguagem de programação que tem por objetivo ensinar a estrutura básica presente em diversas linguagens de programação, mas utilizando o português como comandos da linguagem. Diversas ferramentas computacionais se propõem a permitir a implementação computacional dessa linguagem.

Até onde sei, não existe uma regra para escrever um pseudocódigo, logo não existe uma maneira correta para escrevê-lo, ele apenas deve ser escrito de maneira simples, fazendo com que qualquer pessoa com conhecimentos mínimos em programação possa entendê-lo.

Descrição narrativa
A vantagem de se utilizar esse procedimento é que não precisamos aprender nenhum conceito novo, pois já temos domínio sobre a nossa língua nativa. A desvantagem é que a língua natural pode ser interpretada de diferentes maneiras.

Portugol não é uma linguagem de programação real, é uma pseudo linguagem de programação, usada para fins educacionais para introduzir mais facilmente conceitos de programação para quem fala português e está começando a estudar programação.

A primeira ação é pedir que o usuário digite os valores de “a”, “b” e “c”. Lido os valores, podemos agora verificar se é uma equação completa ou incompleta. Se “b” ou “c” for igual a zero, então temos uma equação incompleta. Se o valor do delta for negativo, então a equação não possui raízes reais.

O VisuAlg é um interpretador criado pela Apoio Informática, ele lê e interpreta em uma linguagem próxima do português estruturado(Portugol) como um programa normal de computador.

Basicamente, os algoritmos são compostos por dados de entrada (input), processamento e dados de saída (output).

Uma das principais vantagens do pseudocódigo é que ele permite que você pense em um problema de forma lógica e estruturada antes de escrever qualquer código. Isso é especialmente útil quando se trata de problemas complexos, pois ajuda a identificar os passos necessários para resolvê-los.

O pseudocódigo ou portugol consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando regras predefinidas, os passos a serem seguidos para a resolução do problema.

Como vimos na aula anterior, um procedimento ou sub-rotina, é um pequeno trecho de código independente que pode ser utilizado diversas vezes. A palavra funcao é uma palavra reservada da linguagem portugol que indica a criação de uma função / procedimento.

Com o Portugol Studio, os seus estudantes podem criar desde algorítmos simples até jogos completos, totalmente em português. A linguagem é baseada em C e PHP, e simplifica muitas funcionalidades gráficas e matemáticas.

Algoritmo é um conjunto de instruções, como uma receita de bolo, constituído de um número finito de passos. Para que os dados sejam processados, há a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação, pois os computadores não executam diretamente os algoritmos.

Pseudocódigo: Vantagem – sua transcrição para qualquer linguagem de programação é quase que direta. Desvantagem – é necessário aprender as regras de construção de um pseudocódigo. um chuveiro resolvido com um algoritmo representado em pseudocódigo.

Pseudocódigos e Fluxogramas são formas simples e diagramadas de um programa. O objectivo de um fluxograma ou pseudocódigo é mostrar de antemão a lógica usada na solução de um problema (algoritmo).

Existem os seguintes formatos de variáveis:

  • Numérica: números inteiros (0, 1, 2 , 3…) e números reais, com casas decimais (0; 1,2; 2,1; 3);
  • Caractere: armazena os dados como eles são digitados, em um texto. Abarca números reais, letras e outros símbolos;
  • Lógico: pode assumir apenas os valores: verdadeiro ou Falso.

Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:

  1. Preste atenção à ordem lógica da execução das tarefas;
  2. Lembre-se de que ele deve ter um início e fim;
  3. Ele deve ser completo;
  4. Deve ter um alto nível de detalhes;
  5. Cada tarefa é uma instrução, assim, defina-a bem.