O que é prova teórica de ACC?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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A prova teórica do Detran para quem deseja ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é realizada após o curso teórico-técnico de formação do motorista.

para condutor deseja se habilitar para conduzir ciclomotor (ACC), que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo: R$ 608,82.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran. Conforme o caso, a autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico.

Requisitos para a obtenção da ACC
Mais uma vez, não há mistério, pois os requisitos básicos são os mesmos para a obtenção de CNH A ou B. Ou seja, para solicitar a ACC, o candidato deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, além de possuir documento de identidade e CPF.

O ACC assume que o veículo de referência é a moto, que geralmente passa a uma velocidade muito superior, e acelera. Assim que a moto passa o carro da frente, o ACC retoma a referência do carro da frente e freia, normalmente de forma intensa.

As Atividades Curriculares Complementares (ACCs) são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico.

Ao concluir o processo que falamos acima, a ACC leva cerca de cinco dias úteis para ser emitido, e então fica disponível para ser retirado no CFC. Muitas pessoas não sabem, mas o processo deve ser concluído dentro de 12 meses, contando a partir da abertura do processo.

Até quantas cilindradas não precisa de habilitação? Nenhum veículo motorizado, com duas ou três rodas, que ultrapasse 50 cilindradas, pode ser dirigido sem habilitação. A ACC, Autorização Para Conduzir Ciclomotores, é exigida para esses veículos.

Da condução de Ciclomotor
Afinal, o condutor que só possui a ACC não está habilitado para conduzir uma MOTOCICLETA, veículo este que exige a CNH / PPD de categoria “A”. Nem mesmo as categorias “B” ou superiores, servem para tal finalidade.

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
A ACC é uma espécie de habilitação, embora seja distinta da CNH. Ela permite que pessoas conduzam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada, as conhecidas “cinquentinhas”. O veículo também não pode ser capaz de ultrapassar 50 km/h.

Posso pilotar moto sem habilitação? Como você pode observar, os interessados em adquirir uma moto e sair pilotando pelas ruas e estradas, devem ter, pelo menos, a CNH categoria A ou a autorização ACC. Desse modo, não existe um tipo de moto que não precisa de habilitação para dirigir.

A ACC é uma autorização específica para a condução de ciclomotores, o condutor que deseje ser habilitado precisa se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) do seu município, pagar as taxas, realizar aulas e prestar testes teóricos, psicológicos e práticos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Os condutores de veículos ciclomotores, cicloelétricos e equiparados para circulação em vias públicas deverão ter habilitação na categoria A ou possuírem Autorização para Conduzir CiclomotoresACC”.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).

O que é AACC? Resposta: AACC = Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. São consideradas as atividades complementares obrigatórias para a conclusão do curso.

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A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.

A categoria A, categoria de moto de duas ou três rodas, segundo o projeto de lei, será dividida em três subcategorias: A1 para motos de até 300 cilindradas; A2 para motos de até 700 cilindradas; e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada.

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