O que é protusão da língua?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A protrusão lingual é o nome popular do desequilíbrio muscular orofacial, um padrão comportamental humano no qual a língua se projeta ativamente através dos incisivos anteriores durante a deglutição e fala devido a um desequilíbrio neuromuscular.

A protrusão da língua é uma característica marcante dos bebês pequenos. Nada mais é do que a língua projetada levemente para fora da sua boca. Ela é super importante, inclusive, para o início da amamentação, pois facilita que o bebê sempre esteja pronto para mamar.

Embora esse reflexo normalmente desapareça entre os 4 e 6 meses de idade, alguns bebês continuam a colocar a língua para fora por hábito. Eles também podem simplesmente achar que é engraçado ou interessante. Usar a boca também é a primeira maneira pela qual os bebês experimentam o mundo.

Saiba que os bebês nascem com um forte reflexo de sucção, justamente seguindo o seu instinto por se alimentar. E como parte disso, existe o reflexo de empurrar a linguinha para fora, para agarrar o mamilo e também para evitar se engasgar.

A introdução alimentar antes dos seis meses pode levar a um comprometimento do desenvolvimento a curto e a longo prazo, deixando a criança mais vulnerável a infecções, a diarreias, desnutrição, aumentando o risco de alergias alimentares e respiratórias, podendo acarretar doenças crônicas na idade adulta, além disso, a ...

Sendo assim, a introdução alimentar com apenas 4 meses de vida não é indicada, já que é considerada precoce. O ideal é que a criança tenha contato com demais alimentos apenas a partir dos seis meses de idade.

O “Teste da linguinha” é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”.

De acordo com especialistas, é normal que a língua do bebê fique levemente esbranquiçada após o assentamento, seja por fórmula ou leite materno.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

6 meses

Quando é um bom momento para começar? Os pediatras recomendam que a oferta de água para o bebê comece a partir dos 6 meses. Esta é a idade em que o leite materno deixa de ser a única fonte de alimentação. Alguns alimentos passam a fazer parte do cotidiano da criança, juntamente com a água.

Que está mais à frente em relação à posição considerada normal (ex.: língua protrusa).

Alterações de humor por estresse e ansiedade
Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

O profissional indicado e habilitado para fazer a correção cirúrgica da língua presa é o cirurgião-dentista. E nos casos infantis, o Odontopediatra, que é o cirurgião-dentista especialista em crianças e bebês. O procedimento pode ser feito em consultório ou em ambiente hospitalar.

O exame é conhecido como Teste da Linguinha e tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.

As manifestações orais na síndrome de Down incluem: mandíbula e cavidade bucal pequena, palato estreito alto e ogival, macroglossia relativa e língua geográfica. É comum a postura da língua aberta, devido a uma nasofaringe estreita, tonsilas e adenoide hipertrofiada.

Procure a Odontocompany
A dormência na boca e na língua, por mais passageira que seja, é um problema bem desagradável. A parestesia costuma ser temporária e desaparecer sozinha dentro de alguns dias – e em alguns casos, até mesmo em meses. No entanto, o recomendado é fazer um acompanhamento com um cirurgião-dentista.