O que é próton é nêutron?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Os prótons são importantes pois sua quantidade no núcleo atômico determina as propriedades químicas de um átomo.

Nêutrons são partículas atômicas, ou seja, fazem parte da composição dos átomos. Os nêutrons foram identificados pela primeira vez em 1932, pelo físico inglês James Chadwick (1891-1974).

Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.

Há dois tipos de carga elétrica (positiva e negativa), os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa.

O próton foi a segunda partícula subatômica a ser descoberta. Possui carga igual à de um elétron, só que positiva, e massa de 1,673 x 10-27.

Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo. Ao redor do núcleo se encontra a eletrosfera, onde estão localizados os elétrons, que possuem carga elétrica negativa e igual a -1,6 x 10-19 C.

PARTÍCULASÍMBOLO
No núcleoprótonp
neutronn
Na eletrosferaelétrone-

O próton é um composto de três quarks, sendo dois quarks up e um quark down. Por quarks entende-se que são partículas que possuem duas propriedades importantes e podem ser classificados como top (t), bottom (b), charm (c), strange (s), up (u) e down (d). Estes dois últimos estão presentes também nos nêutrons.

tem a cor branca mas o que que isso significa no mundo sob atômico falar que as coisas têm cores não faz tanto sentido.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

O nêutron, ou neutrão (em português europeu), é formado por dois quarks down e um quark up. Junto com os prótons (p+), que têm carga positiva, os nêutrons formam o centro do átomo, o seu núcleo. Isso apenas não acontece com o hidrogênio, cujo núcleo é formado por apenas um próton.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Enquanto prótons e elétrons se atraem, um próton não atrai outro próton e um elétron não atrai outro elétron. Essa propriedade foi denominada carga elétrica e convenciona-se denominar a carga de um próton como sendo positiva, enquanto que a carga de um elétron é negativa.

O átomo é formado por pequenas partículas, também chamadas de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons. A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região. O seu maior volume encontra-se na eletrosfera, local de espaços vazios, pois os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria. Na sua composição existem três quarks estáveis: dois do tipo down e um up.