O que é protetor de sobretensão?
A proteção contra sobretensão designa a proteção de instalações e equipamentos elétricos contra picos de tensão demasiado elevados associados a operações de comutação e descargas atmosféricas.
Como evitar Sobretensao?
Em todos os pontos onde os cabos passam neste círculo é necessário instalar um dispositivo de proteção contra surtos de tensão (DPS). Assim, a área dentro do circuito de proteção fica protegida, permitindo evitar de forma consistente acoplamentos de sobretensão relacionados com os cabos.
Quais são os equipamentos de proteção contra sobretensão?
O SPD Tipo 2 é o principal sistema de proteção para todas as instalações elétricas de baixa tensão. Instalado em cada quadro elétrico, evita a propagação de sobretensões nas instalações elétricas e protege as cargas. O SPD tipo 2 é caracterizado por uma onda de corrente de 8/20 µs.
Qual é o tempo que dura uma sobretensão?
SOBRETENSÃO: É a tensão que supera 10% da tensão máxima permitida pela rede. Dura cerca de 3 ciclos de onda senoidal e a própria concessionária é a causadora deste distúrbio.
Quando deve ser utilizada a proteção contra sobretensões em uma instalação?
Ou seja, existem duas situações onde este sistema de proteção deve ser inserido: 1) caso a instalação for alimentada por linha área e a região onde se encontra possuir mais de 25 dias de descargas atmosféricas; 2) Quando há partes da instalação elétrica situadas no exterior das edificações (ver tabela 15);
Qual dispositivo é utilizado na proteção contra sobretensões em alta tensão?
Disjuntor termomagnético, diferencial residual e dispositivos de surto ou sobretensões ajudam a evitar choques elétricos e variações na rede, protegendo usuários e equipamentos eletrônicos.
Para que serve um protetor elétrico?
O protetor eletrônico tem a função principal de zelar pelo aparelho conectado quando há quedas ou oscilações na rede elétrica. Por exemplo, quando a energia cai, às vezes ela retorna com uma tensão maior, sendo capaz de danificar os equipamentos.
Qual a função de um dispositivo de proteção?
Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.
Qual tem a maior duração das sobretensões?
A duração das sobretensões devido a uma falta fase-terra para um sistema efetivamente aterrado é normalmente inferior a 0,2 segundos para proteção de linha e 1 segundo no caso de proteção de “Back-up” .
Qual a diferença entre subtensão e sobretensão?
Sobretensão é exatamente o oposto da subtensão. Em uma rede 110/120 volts, qualquer tensão acima de 130 volts já é considerada sobretensão. Corriqueiramente ocorre após a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Os impactos da sobretensão costumam ser mais graves do que o da subtensão.
O que é sobrecarga de energia elétrica?
Significado de Sobrecarga Elétrica
Nesse sentido, quando são conectados diferentes equipamentos ao mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que a suportada por toda a instalação elétrica, como fios e cabos. Assim ocorre a sobrecarga elétrica.
Qual é o dano que a sobretensão transitória pode causar?
As sobretensões transitórias de grande magnitude podem danificar componentes, placas de circuitos, etc. Chegando inclusive a queimar-las, pudendo provocar a destruição do equipamento e a instalação eléctrica, assim como muito provavelmente a ser foco de un incêndio.
O que é uma sobrecorrente?
A sobrecorrente é circulação de excesso de corrente no circuito de um aparelho elétrico. Ou seja, de uma corrente que excede o valor nominal. Com isso a sobrecorrente é definida como sendo qualquer corrente elétrica que flui por um equipamento com magnitude acima da qual o equipamento foi projetado para funcionar.
O que é uma sobretensão transitória?
As sobretensões transitórias são um aumento de voltagem de muito curta duração, medido entre dois condutores ou entre condutor e terra. Podem dever-se a descargas elétricas atmosféricas (raios) e a processos de comutação ou de avarias (contacto à terra ou curto-circuito).
Qual a diferença entre sobretensões e surtos?
Sobretensões transitórias, ou surtos de tensão, são elevações da diferença de potencial em um sistema elétrico, de energia ou sinal, causadas por descargas atmosféricas que atingem uma edificação contendo a instalação eletroeletrônica, o terreno onde ela se encontra, as redes de energia ou sinal ligadas à edificação, ...
O que pode causar uma sobrecorrente?
As principais causas de sobrecorrentes
faltas — refere-se a qualquer tipo de mau funcionamento do sistema; fiação inadequada — é importante verificar a capacidade e o estado dos fios; problemas na isolação entre fases — quando ela se rompe, há uma sobrecorrente; fusíveis e disjuntores com defeitos.
Como surge a tensão?
A tensão elétrica ou diferença de potencial (ddp) é a quantidade de energia gerada por pilhas ou baterias que move cargas elétricas para o restante do circuito elétrico, sendo de suma importância para o funcionamento dos circuitos. Ela é medida em Volt e calculada por meio da primeira lei de Ohm.
Que equipamentos de proteção devem ser utilizados no trabalho em instalações elétricas de alta tensão?
No kit básico de serviços gerais, fora da rede energizada, devem fazer parte itens como uniforme antichama com calça e camisa de manga longa retardantes de chamas, além de capacete, botina de eletricista, óculos de proteção e luvas de vaqueta.
Qual é o dispositivo de proteção a ser utilizado para as proteções contra sobrecargas e Curto-circuitos?
Dispositivos que podem fazer a proteção de sobrecarga e curto-circuito, são: - Disjuntor NBR IEC 60947-2 ou NBR IEC 60898; - Fusível tipo gG, conforme NBR IEC 60269-1/2/3.