O que é proposta de incorporação?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Uma pessoa física ou jurídica entra em contato com o proprietário de um terreno e lhe propõe comprá-lo para ali construir um edifício. Se o proprietário aceita a proposta, esse indivíduo, ao qual chamaremos de incorporador, procura um arquiteto para realizar o projeto.

A incorporação imobiliária é um conjunto de processos voltado para a construção de empreendimentos com unidades autônomas com a finalidade de alienação, isto é, a sua venda ainda na planta ou em um processo construtivo para uma ou mais pessoas.

Depois de aprovada a incorporação, a empresa que foi adquirida deve ser extinta. Isso é, concluído o processo, a incorporadora absorve todos os patrimônios e funcionários da outra empresa.

O que fazer depois? Após a entrega de todos os documentos acima no Cartório de Imóveis, tem-se o Memorial de Incorporação, que serve como uma comprovação de que a obra é idônea. Com isso, já é permitido começar a venda e a negociação de apartamentos na planta, bem como a sua construção.

Uma das principais vantagens da incorporação de empresas é ampliar o patrimônio de uma instituição ou até mesmo de um grupo. É um procedimento bastante comum no meio dos negócios. Além disso, pode ser uma estratégia que as corporações utilizam para modificar o posicionamento da marca e também para crescer.

Neste sentido, a Lei 4.591/64 estabelece que somente pode ser incorporador:

  • (i) Proprietário do terreno ou compromissários compradores;
  • (ii) Construtor ou corretor de imóveis mediante procuração pública outorgada pelo proprietário;
  • (iii) Poder público.

De forma simplificada, a sociedade incorporadora passa a ser titular de todo o patrimônio da sociedade incorporada, que, por sua vez, será extinta. Um exemplo de incorporação societária no mercado brasileiro foi a transferência das ações do Banco Nossa Caixa para o Banco do Brasil.

O RI – registro de incorporação de um empreendimento - é um documento que certifica que se a construção de um prédio atende todos os critérios exigidos pelas normas técnicas da prefeitura e pelo plano diretor de sua cidade.

Incorporação imobiliária: passo a passo na prática

  1. Estudo do Terreno para Incorporação Imobiliária. ...
  2. Estudos Mercadológicos e de Viabilidade Econômica. ...
  3. Documentos para Incorporação Imobiliária. ...
  4. Financiamento e Comercialização das Unidades Residenciais. ...
  5. Execução da Obra. ...
  6. Utilize a plataforma da URBE.ME na sua incorporadora.

Conversamos com Alexandra Monteiro, autora do livro Incorporação Imobiliária - Planejamento e Gestão na Prática - que nos conta que, desde as fases iniciais que envolvem análise e compra do terreno, até às etapas finais, de entrega das chaves, a incorporação imobiliária pode chegar a 50 meses de duração e, em alguns ...

Todos os cidadãos que possuem o CAM – Certificado de Alistamento Militar, que residam no exterior há mais de 3 meses, e não desejem prestar o serviço militar, poderão solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), ainda que não tenham completado 28 anos de idade, juntamente com o alistamento militar ou, a ...

Normalmente a primeira incorporação de um médium na Umbanda é algo cercado de dúvidas, mistérios e revelações. Alvo de conversas e trocas de experiências, o tema está longe de ter uma cartilha sobre como e quando deve ocorrer. Isso faz com que a curiosidade aumente, principalmente para os novatos.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Dar atendimento e incorporação fora do Terreiro equivale a nadar em rio de piranhas famintas. Assim, imagine as falanges de espíritos sofredores, zombeteiros, trevosos, malfeitores, quiumbas e energias nefastas que o acompanharão e que, provavelmente, ficarão em seu lar.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

A Negociação Pagamento Parcial com Incorporação permite que o cliente pague o mínimo de 75% do valor da prestação, que terá como base de cálculo a última prestação vencida. Se a escolha for pagar 75% ou mais do valor da prestação, o prazo negociado é de 06 meses.

Em relação às espécies de construção, a Lei 4.591/1964 estabelece três modalidades para as incorporações imobiliárias: por conta e risco do incorporador; por empreitada e por administração.

Caracteriza o início da incorporação, a venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de quota ideal de terreno vinculada a projeto de construção, ou o contrato de construção assinado pelo incorporador, ou por adquirente.