O que é propofol e para que serve?

Perguntado por: oribeiro2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que propofol faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

O médico particular de Michael Jackson aplicava um anestésico potente para ajudá-lo a dormir, e autoridades acreditam que o medicamento tenha provocado a morte do cantor, disse um policial à agência de notícias Associated Press nesta segunda (27).

Sedação UTI
A dose média de Propofol 2% foi de 1-6 mg/kg/h e de midazolam 0,05-0,4 mg/kg/h. Nenhum bloqueador neuromuscular foi utilizado e a duração média da sedação foi de 141,2 h para o grupo Propofol 2% e 140,5 h para o grupo midazolam.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Propofol é um agente anestésico intravenoso de curta ação, sendo adequado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Propofol é um agente de anestesia geral de curta duração com rápido início de ação de, aproximadamente, 30 segundos.

Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

Portanto, propofol-fentanil é superior ao propofol-alfentanil para sedação e analgesia em colonoscopia. Unitermos: ANALGÉSICOS, Opióides, fentanil, alfentanil; ANESTÉSICOS, Venoso, propofol; CIRURGIA, Endoscopia; Colonoscopia.

Os benzodiazepínicos são os sedativos mais utilizados em UTI.

O ato anestésico é da exclusiva competência do Médico Anestesiologista.

O agente anestésico Propofol pode ser manipulado, preparado e administrado pela equipe de enfermagem no contexto da atuação da equipe multidisciplinar em diferentes unidades (Unidade de Terapia Intensiva, Setor de Endoscopia, entre outros).

Para endoscopia digestiva alta de rotina, midazolam é superior ao diazepam, quando utilizado como o único agente sedativo (GRAU DE RECOMENDAÇÃO A).

Para a sedação, a curto prazo (£24h), de pacientes sob ventilação mecânica, o propofol e o midazolam são drogas seguras e eficazes. O propofol é mais eficaz, já que possibilita uma sedação mais superficial e um despertar mais rápido, enquanto que o midazolam interfere menos com a estabilidade hemodinâmica.

Resumo. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A síndrome da infusão do propofol tem sido descrita como uma síndrome rara e quase sempre fatal que ocorre após infusão prolongada desse fármaco. Ela pode resultar em acidose metabólica grave, rabdomiólise, colapso cardiovascular e morte.

Anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando de auxílio de aparelhos para respirar. Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais. A sedação promove um alívio do estresse do paciente.

PROPOFOL -(DIPRIVAN) Indicações: Indução e manutenção de anestesia geral. Sedação.

Alguns fatores contribuem para o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: uso prolongado de drogas sedativas ou em altas doses, uso de drogas de vida longa, pacientes idosos, pacientes com insuficiência renal ou hepática, pacientes com lesão do SNC.

Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

Clonazepam
Um dos benzodiazepínicos mais utilizados, o clonazepam é um remédio para dormir que tem efeito tranquilizante e sedativo. Com isso, ajuda no relaxamento muscular e no término de crises convulsivas.

Apesar dos efeitos colaterais, o Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em adultos e crianças a partir dos 3 anos de idade. O medicamento também pode ser utilizado para sedação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estejam em ventilação mecânica.

Administrar aproximadamente 40mg a cada 10 segundos em adulto razoavelmente saudável por injeção em bolus ou por infusão, até que os sinais clínicos demonstrem o início da anestesia. A maioria dos pacientes adultos com menos de 55 anos possivelmente requeira de 1,5 a 2,5mg/kg de PROPOFOL.

A colonoscopia é realizada com anestesia geral.
Na maioria dos casos, a dor provocada pela colonoscopia é bem tolerada pelos pacientes, exigindo graus de leve a moderados de sedação e analgesia. Entretanto, não se trata de anestesia geral.