O que é prontuário de internação?
O prontuário do paciente é um documento que conterá informações como dados pessoais, histórico clínico do paciente e queixas atuais. Nesse sentido, ele serve não só como uma documentação da relação entre médico e paciente, mas também para a comunicação entre equipes e profissionais de saúde.
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente internado?
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
O que vai no prontuário do paciente?
O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...
Qual é a finalidade do prontuário?
As funções do prontuário do paciente englobam:
Prova administrativa, financeira e de prestação de serviços então o prontuário traz segurança para o paciente e para o profissional. Serve de apoio à pesquisas. O prontuário carrega uma fonte de conhecimentos fundamentais para estudos clínicos e avaliação de qualidade.
Quais são os tipos de prontuário?
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
Quanto tempo o hospital tem para entregar um prontuário?
De acordo com a Resolução CRM-PB nO148/2011 estou ciente de que as copias do prontuário em suporte de papel serão entregues no prazo máximo de 05 cinco dias úteis e que as partes do prontuário não elaboradas em papel serão entregues em (30) trinta dias.
Quem tem direito a ver o prontuário do paciente?
Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, “É vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".
De quem é a responsabilidade do paciente internado?
De acordo com a Resolução nº 1.493/1998, do Conselho Federal de Medicina, todo paciente tem o direito de ter um médico como responsável direto pela sua internação, assistência e acompanhamento até a alta, sendo dever do Diretor Clínico do estabelecimento de saúde as providências cabíveis para que isso ocorra.
É permitido entregar cópia do prontuário a familiares do paciente?
Geralmente, o acesso a prontuário médico por familiares não é permitido. Porque, como mencionei acima, o histórico de saúde é do paciente, cabendo a ele a decisão de compartilhar ou não as informações contidas ali. Ou seja, mesmo que um familiar próximo solicite o prontuário, a norma geral é não conceder o documento.
Onde fica o prontuário do paciente?
Se o prontuário ainda existir apenas em papel, é comum que ele fique armazenado em um hospital ou clínica que o paciente costume visitar. Já o formato eletrônico fica arquivado na nuvem, ou seja, em local protegido na internet.
Como ver o prontuário do paciente?
Para ter acesso às informações do prontuário o paciente precisa preencher um requerimento e apresentá-lo junto com alguns documentos, tais como:
- cópia do RG do paciente;
- cópia da certidão de casamento ou, então, o RG que conste essa informação;
- quando menor de idade, será exigida a cópia da certidão de nascimento.
Qual a importância do prontuário para o hospital?
O prontuário é um documento muito importante, pois contem a história da saúde do paciente e permite a identificação de outras características como assiduidade a unidade, sua condição sócio econômica, sua história familiar e outras informações que nele estão registradas.
Porque pedir prontuário médico?
O prontuário médico é um documento relevante, pois nele são inseridas todas as informações de saúde do paciente. Assim, este deve ter acesso a ele, além dos seus familiares, após a sua morte, caso não haja objeção.
O que não pode ser feito no prontuário do paciente?
O que não deve ser feito no Prontuário
- Escrever à lápis.
- Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
- Deixar folhas em branco.
- Fazer anotações que não se referem à paciente.
Quais as vantagens do prontuário do paciente?
O principal objetivo desse sistema é otimizar os atendimentos, com acesso mais rápido ao histórico de saúde do paciente, além de diminuir os gastos com impressão de exames.
De quem é o prontuário médico?
Apesar do prontuário ser feito pelo médico, é um registro que pertence ao paciente, justamente porque reúne seus dados de saúde e pode ser compartilhado com outros profissionais. O artigo do CFM afirma que o prontuário é um documento elaborado pelo médico e é essencial para seu trabalho.
Quais são os 5 direitos do paciente?
- Atendimento. ...
- Estado de Saúde. ...
- Sigilo profissional. ...
- Tratamento e exames. ...
- Medicamentos. ...
- Clínicas e Hospitais. ...
- Acompanhamento. ...
- Declarações.