O que é pronome relativo exemplos em frases?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Pronomes relativos são palavras que se referem a um termo antecedente, ou seja, a uma palavra que aparece anteriormente. Os pronomes relativos estabelecem uma ligação com esse termo antecedente e iniciam uma nova oração. Este é o museu que eu visitei. Orações simples: Este é o museu.

Pronomes relativos invariáveis
Na frase, aparece precedido por preposição. Exemplos: Ele era meu cônjuge, a quem confiei a minha história. Essa é a criança a quem doei o enxoval.

O pronome relativo "onde" aparece apenas no período composto, para substituir um termo da oração principal numa oração subordinada. Por essa razão, em um período como "Onde você nasceu?", por exemplo, não é possível pensar em pronome relativo: o período é simples, e nesse caso, "onde" é advérbio interrogativo.

Que é um pronome relativo quando:

  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Significado de Relativos
O mesmo que: proporcionais, atinentes, casuais, concernentes, pertencentes, referentes, relacionados, tocantes.

9. O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas. Comprou tudo quanto viu.

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Os pronomes relativos cumprem uma importante função sintática, atuando como elementos indispensáveis para a coesão textual. Eles são empregados para fazer referência a um termo anterior chamado antecedente, evitando, dessa forma, a repetição desnecessária de palavras.

Os pronomes reflexivos indicam que o sujeito pratica uma ação verbal sobre si mesmo. Exemplos: Olhei-me ao espelho e vi que estava realmente pálida. Penteou-se e saiu.

O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente.

Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.