O que é projeção de Holzel?

Perguntado por: dalves8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Projeção de Holzel: é uma projeção equivalente que tem o contorno em elipse, proporcionando uma ideia aproximada da forma da Terra, mas com um achatamento dos polos.

Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide
É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão.

Trata-se de uma projeção cilíndrica, ou seja, é um tipo de projeção elaborado como se a Terra tivesse sido envolvida em um cilindro, projetando sobre ele os seus paralelos e meridianos, sendo depois desenrolado e representado em um plano.

Projeção de Mercator

Elaborada pelo cartógrafo, geógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594), a Projeção de Mercator é uma das mais utilizadas.

As projeções cartográficas mais famosas e utilizadas são as cilíndricas.

Projeção é um termo que designa o ato de projetar, sendo que esse aplicado em diferentes contextos. Se pode falar em projeção de imagens, projeção na economia, entre outras.

Como fazer a projeção de resultados?

  1. Verifique o histórico do negócio. Você quer fazer uma projeção de resultados bem próxima da realidade, certo? ...
  2. Observe a economia do país. ...
  3. Faça uma lista com as ações planejadas. ...
  4. Use a concorrência como referência. ...
  5. Simplifique o máximo possível. ...
  6. Acompanhe os resultados.

Projeção de Fuller, também conhecida como “mapa Dymaxion” é uma projeção de um mapa-múndi na superfície de um icosaedro, que pode ser desdobrado e planificado a duas dimensões. Ao planificar o mapa fica com grandes interrupções para que sejam preservadas as formas e tamanhos.

A projeção de Mercator é uma projeção cartográfica desenvolvida por Gerhard Mercator no ano de 1569. Trata-se de uma projeção do tipo cilíndrica conforme, caracterizada pela conservação das formas dos territórios e distorção de seus tamanhos, principalmente daqueles países situados mais distantes da Linha do Equador.

Como já dissemos, a de Mercator é a mais conhecida, sendo mais útil para fins de navegação por manter a proporção das áreas dos oceanos. A projeção de Peters (imagem a seguir) altera a forma dos continentes e mantém as suas áreas, sendo muito utilizada para representar a importância dos países do hemisfério sul.

Projeção de Robinson
A representação dos meridianos ocorre por meio de curvilíneas e os paralelos por linhas retas. A intenção dessa projeção é reduzir as distorções angulares, o que gera uma distorção mínima das áreas continentais, sendo, portanto, considerada a projeção que melhor apresenta as massas de terra.

A projeção de Robinson é utilizada para representar o mapa-múndi. Nela é alterada as áreas dos continentes contudo nessa projeção as formas não são tão distorcidas quanto as outras.

A projeção azimutal é usada, em geral, para representar as regiões polares e suas proximidades e para localizar um país na posição central, tornando possível o cálculo de sua distância em relação a qualquer ponto da superfície terrestre. O emblema da ONU é uma projeção azimutal.

Temos três principais:

  • - Projeção plana - Como se colocassem um papel sobre os polos.
  • - Projeção cilíndrica - tangente a esfera terrestre, e como se pegassem um papel A4 e colocasse em torno do globo.
  • - Projeção cônica - Como se utilizassem o cone sobre o globo, pegando também partes da terra.

Seus elementos principais podem ser vistos na figura abaixo: A) A posição do observado, denominada centro da projeção; B) O objeto a ser observado; C) Os raios projetantes; D) O plano a ser representado; E) A projeção do objeto.

Existem dois tipos de escala: gráfica e numérica. O cálculo da escala é feito da seguinte maneira: E = d/D, sendo: d = dimensões no mapa; D = dimensões reais, no terreno.

As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado.

Johann Heinrich Lambert

Projeção cônica conforme de Lambert ou projeção cônica de Lambert é uma projeção cônica e conforme desenvolvida pelo matemático Johann Heinrich Lambert em 1772, e que permaneceu desconhecida (como uma projeção associada a Lambert) por mais de um século, sendo desenvolvida independentemente por Harding, Herschell e ...

Um caso importante a projeção cilíndrica transversa é a projeção Universal Transversa de Mercator, em que um cilindro transverso e secante ao elipsoide é usado para projetar a Terra em uma projeção conforme.