O que é programação plugada e desplugada Cite exemplos?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Pois a palavra “plugada” informa o uso de algum tipo de dispositivo eletrônico, e assim normalmente teremos um plug conectado a uma tomada elétrica ou bateria. Porém na Programação Desplugada iremos somente representar a programação de um computador sem o uso de dispositivos eletrônicos.

A programação plugada se refere ao tipo de programação que usa meios eletrônicos, sendo este o tipo de programação mais utilizado na prática. A programação desplugada é o tipo de programação que não usa meios eletrônicos, sendo esse meio utilizado com iniciantes para introduzir a programação.

Jogos plugados são aqueles desenvolvidos em computadores em que os estudantes podem compreender o desenvolvimento de aplicações. Os desplugados são aqueles em que o aluno entende de forma mais simples através de princípios básicos do uso de um computador, aqui o ensino é feito em partes.

Quando falamos em Programação Plugada estamos dizendo que iremos programar um computador, como desenvolver um game digital por exemplo, utilizando dispositivos eletrônicos para isso. Estes dispositivos podem ser computadores, smartphones, tablets, etc.

1. Desplugado. Ato de desplugar, desconectar, desligar. O carregador do meu celular estava desplugado da tomada.

PLUGADA: está ligado à Internet por meio de um provedor de acesso, que possibilita a conexão entre seu computador e a rede mundial de computadores. desplugada: consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de ensinar os fundamentos da Ciência da Computação sem a necessidade de computadores.

Dessa forma, a Computação Desplugada pode ser compreendida como uma metodologia que permite ao professor ensinar conceitos fundamentais da Computação sem os alunos precisarem utilizar os computadores. Ou seja, o aprendizado ocorre por meio de atividades e jogos lúdicos.

Atividades de programação plugada e desplugada são muito utilizadas para fins didáticos,pois propiciam um ensinamento voltado à lógica de programação,como a de robôs, criação de games, dentre outras atividades computacionais,como por exemplo, uma linguagem de programação chamada Scratch,desenvolvida especialmente para ...

Isso pode ser feito por meio de um tabuleiro de xadrez, por exemplo, usado para ensinar lateralidade, criação de rotas e resolução de problemas, a base para desenvolver o pensamento computacional.

Trabalha com os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A utilização desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a capacidade de resolução de problemas. O que é na Escola?

Alguns exemplos de jogos são: xadrez, futebol, damas, dança das cadeiras, voleibol, etc. Os jogos eletrônicos e os jogos de computador são procurados por jogadores de todas as idades, para jogarem sozinhos ou, por exemplo, em jogos online, com adversários de todo o mundo. É uma atividade estimulante e lúdica.

Exemplos de jogos competitivos

  • Xadrez.
  • Damas.
  • Jogo da velha.
  • Stop, adedanha/adedonha.
  • Queimado/queimada.
  • Jogos de pique (pique-pega, pique-bandeira, pique- esconde, etc.)
  • Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.)
  • Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)

As atividades plugadas se caracterizam pelo uso de dispositivos eletrônicos, enquanto as desplugadas utilizam jogos físicos e atividades impressas. Os conteúdos das atividades privilegiam a atenção, criatividade, memória e raciocínio lógico.

Programação é o processo de criação de um conjunto de instruções que dizem ao computador como realizar uma tarefa. Programação pode ser feita usando uma variedade de "idiomas" do computador, tais como SQL, Java, Python e C++.

A atividade consiste em que alunos encontrem palavras ditadas pela professora e utilizem comandos para dar início à programação, setas e comandos de direita e esquerda. Em grupos, programam o caminho da palavra, e com a ajuda de um aluno/robô a programação é executada.

O objetivo é mostrar de forma simples como funciona a construção de um algoritmo básico. Esta aula tem como objetivo dar continuidade aos ensinamentos sobre lógica utilizando um jogo um pouco mais aprimorado.

GAMIFICAÇÃO E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA
Trata-se de um fenômeno emergente, que surgiu da popularidade dos games e o potencial dos mesmos para ensinar. Koivisto e Hamari (2014) definiram a gamificação como um fenômeno, cuja proposta é proporcionar uma experiência de jogo.