O que é produtividade líquida de um ecossistema?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Produtividade Primária Líquida (PPL): é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural. As florestas tropicais ocupam 12% da superfície terrestre, é responsável por 40% da produtividade primária líquida e por 30% de todo o carbono estocado na biomassa.

Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos. Produtividade Líquida da Comunidade (PLC) = PPL - Consumo por herbívoros. Produtividade secundária: Conceito Conceito: aumento do conteúdo energético dos heterótrofos.

Segundo a biologia, a produtividade primária é o cálculo de uma quantidade de composto orgânico que pode ser produzido dentro de determinado tempo e espaço.

Em seguida, você confere sobre cada um dos quatro tipos de produtividade: priorizador, planejador, organizador e visualizador.

O conceito de produtividade no trabalho baseia-se na relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço, dividida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção. Por exemplo: Nossa produtividade é de 500 telefones fabricados por dia.

Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.

Produtividade de vendas é a capacidade de produzir mais resultados com menos recursos (financeiro e pessoal). Ou seja, vender mais com os mesmos ou menos recursos. Para alcançar esse objetivo, as empresas devem alinhar os 4 pilares da produtividade: processos, gestão, tecnologia e pessoas.

A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de várias formas. Nos oceanos, um dos métodos para medir a produtividade primária utiliza garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado.

A produtividade primária é o fator que determina a estrutura das cadeias tróficas, ou seja, as relações alimentares e etológicas entre os seres vivos nos ecossistemas. Isso ocorre porque as plantas são a base da dieta dos herbívoros, os herbívoros dos carnívoros e assim por diante, até chegar aos superpredadores.

A produção primária liquida é a energia acumulada na biomassa vegetal, logo ela é produção primária bruta menos a respiração. A produção primária nos ecossistemas terrestres varia em função do clima e os fatores limitantes estão ligados aos fatores externos, tais como: clima e luminosidade.

Na verdade, podemos dizer que a produtividade é fruto de um equilíbrio entre quantidade e qualidade do seu trabalho, assim como os recursos gastos para executá-lo da melhor maneira para a organização como um todo.

A produtividade potencial é função da eficiência de conversão que tem como fonte principal de variação a com- posição da fitomassa formada. A produtividade é maior em plantas ricas em carboidratos e me- nor naquelas ricas em proteínas e óleos.

A produtividade primária líquida (PPL) é um parâmetro equivalente à diferença entre a matéria orgânica produzida e a matéria orgânica consumida para a sobrevivência destes indivíduos. Esta, no entanto, tende a diminuir ao longo da sucessão.

Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são

  • aves.
  • algas.
  • peixes.
  • insetos.
  • caranguejos.