O que é procrastinação na psicologia?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

A procrastinação se caracteriza pelo hábito de adiar ou prorrogar a realização de uma tarefa ou uma tomada de decisão. Se o procrastinador precisa pagar uma conta, por exemplo, ele deixa para o dia de vencimento. Se precisa comprar um presente de aniversário, espera até a data para realizar a escolha.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

  1. 1 – Reconheça que está procrastinando. ...
  2. 2 – Comece a usar técnicas antiprocrastinação. ...
  3. 3 – Crie pequenos rituais. ...
  4. 4 – Aumente a sua motivação.

Embora pareça que eles procrastinam por má gestão do tempo, preguiça, stress ou desorganização, a procrastinação acontece por uma fragilidade na auto-regulação das emoções e do humor, um problema comum no TDAH.

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

O profissional mais indicado para esse tipo de tratamento seria o Psicólogo e em alguns casos você também precisará procurar um psiquiatra. Espero ter ajudado! Procrastinação está ligada ao desânimo em realizar tarefas, ir atrás de conquistas, etc...

Para a psicanálise, procrastinação é um mecanismo de defesa que tem origem na infância como forma de proteção, mas que leva a uma autossabotagem. Uma pessoa que foi criada por outras pessoas muito autoritárias desenvolve um mecanismo de proteção contra o sofrimento e o medo.

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, “tão baixa que o hedonista em você, que prefere se sentir bem agora e lidar com coisas reais depois, não vai se negar”, resume o Quartz.

Como vencer a procrastinação?

  1. Crie uma lista de tarefas. ...
  2. Descubra o que te motiva. ...
  3. Livre-se das distrações. ...
  4. Recompense as suas conquistas. ...
  5. Foque no que é mais importante. ...
  6. Divida as grandes tarefas. ...
  7. Faça pausas regulares. ...
  8. Comentários.

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.

Pare com a procrastinação em 4 passos

  1. Micro metas. Divida uma meta grande em micro objetivos, assim será mais fácil de finalizá-los e isso trará uma sensação de realização que te motiva a continuar completando todas as suas metas.
  2. Início, meio e fim. ...
  3. Técnicas para gerenciar o seu tempo. ...
  4. Comece agora mesmo!

Um estudo publicado na revista científica Social and Personality Psychology Compass defende que a procrastinação é causada por uma falha na auto-regulação e na regulação emocional. Isso significa que, quando há tarefas que nos causam mau humor, nós tendemos a tentar “consertar” o humor ao invés de realizar a tarefa.

Como parar de procrastinar

  1. Descubra o que te motiva. Encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o melhor para atingir seus objetivos de vida. ...
  2. Livre-se das distrações. ...
  3. Crie (e cumpra!) ...
  4. Divida metas em pequenas tarefas. ...
  5. Mensure seu tempo de estudos. ...
  6. Dê recompensas a si mesmo.

Em outras palavras: a pessoa não consegue parar de procrastinar porque, enquanto adia suas ações, se protege do medo de falhar, de ser rejeitado ou de se perceber inadequado. Portanto, podemos notar que, por trás da procrastinação, há uma severa autocrítica, sentimentos de insegurança e problemas de autoconfiança.

A regra dos 2 minutos
Esta regra é simples: se algo dura menos do que 2 minutos, faça na hora para não procrastinar. Por mais que seja uma ótima estratégia, essa regra precisa ser utilizada com cuidado, pois é capaz de te levar a acreditar que muitas tarefas levam menos de 2 minutos.

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade. Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração.

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

A procrastinação é o ato de adiar a realização de tarefas até o último minuto ou de buscar distrações durante a execução delas. Alguns pesquisadores a definem como uma forma irracional de 'autorregulação do fracasso', apesar das potenciais consequências negativas. Todas as pessoas procrastinam de vez em quando.

Para evitar a preguiça, focar em tarefas importantes é fundamental. Isso se expande para todos os campos da sua vida, não apenas o trabalho. Se você tem algo importante a fazer evite distrações como celular, email, vídeos engraçados ou coisas do tipo.

Esquidon 2mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.