O que é processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

A desnaturalização significa, justamente, o oposto daquela atitude de achar que tudo na vida é “natural”, como se a “realidade” correspondesse exatamente às representações que fazemos dela; ou seja, o procedimento da desnaturalização consiste em interpretar e reinterpretar o mundo, construir novas explicações e ...

O movimento do estranhamento é o ato de estranhar no sentido de se admirar, de se espantar diante de algo que não se tem conhecimento ou costume; pode-se alcançar o “estranho” ao perceber algo ou alguém de forma diferente do que se conhece, ao assombrar-se em função do desconhecimento de certos fatores, ao se sentir ...

Desnaturalização é quando um individuo não é mais natural de um determinado país mediante a Lei. Exemplo: Ele vai passar por um processo de desnaturalização e se naturalizar Brasileiro.

O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos. Os processos de estranhamento e desnaturalização estão ligados a situações de conflito, de confronto com a realidade.

O estranhamento é um ato que leva as pessoas a se “espantarem” ou até mesmo se “admirarem” diante de algo incomum em seu cotidiano. ... A desnaturalização é a compreensão de que a realidade cotidiana é resultado de decisões, sendo também, interesses coletivos ou então particulares.

É importante pois assim é possivel conhecer novas culturas, para nos desacostumarmos com as mesmas coisas de sempre e nos abrirmos para novos hábitos.

Desnaturalizar não deve ser reduzido à demonstração de que há um “inconsciente natural” e uma produção social – o que é verdade – mas, sobretudo, demonstrar de quais maneiras as estruturas sociais materiais e simbólicas de ontem e hoje reforçam o estado das coisas e como o “sempre foi assim” o legitima.

Estranhamento/desnaturalização como ato pedagógico visa a ampliação da visão de mundo e horizontes de expectativas de si nas relações sociais, pois contribui para o protagonismo ao desestabilizar e rearticular. O estranhamento não é somente do outro, mas também de si.

Estranhamento e naturalização
Por outro lado, o estranhamento visa o questionamento do status quo. Como exemplo de estranhamento, podemos citar a ideia de que as desigualdades econômicas e sociais, assim como as desigualdades raciais, não deveriam existir.

O estranhamento é essa forma singular de ver e apreender o mundo e aquilo que o constitui, visão que a literatura e a arte alargam, porque desafia e transforma as idéias pré-concebidas sobre o mundo e sobre as próprias formas da Arte.

Desnaturalizar significa, então: reconhecer as mediações sociais e históricas presentes na constituição dos sujeitos e da realidade social; apontar as contradições que marcam as relações sociais e seus aspectos ideológicos; e reconhecer o processo de constituição mútua na relação indivíduo e sociedade." (Gonçalves, ...

Resposta verificada por especialistas
No campo da Sociologia, o termo desnaturalizar é usado para evidenciar que os fenômenos sociais passaram por diferentes momentos históricos. Nesta direção, o termo desnaturalização nos mostra que as mudanças sociais só acontecem por conta das decisões tomadas pelo homem.

A naturalização se refere à aceitação de certas situações como se fossem naturais, ou seja, como se não fossem fruto de uma deliberação humana. É justamente esse o caso quando certas pessoas dizem: “Sempre existiram ricos e pobres, portanto é assim que as coisas são, não podendo ser modificadas”.

1. Privar da nacionalidade; riscar do rol dos cidadãos (de um Estado). 2. Perder a sua nacionalidade (naturalizando-se cidadão de outro Estado).

Marx (2010
Estranhamento do homem pelo próprio homem: quando se defronta com outro homem, com o objeto e trabalho de outrem.

O estranhamento transforma a atividade produtiva humana (o trabalho) em uma relação externa, distante, hostil e desoladora: é o trabalho estranhado. Nas condições do trabalho estranhado, o trabalhador (indivíduo que trabalha) não se reconhece nem no produto do seu trabalho e nem no processo da produção (MARX, 2009).

Assim sendo, o estranhamento, ao se colocar como necessário ou inevitável, transforma-se num recurso metodológico a ser utilizado em outro momento do desenvolvimento da Antropologia, quando as culturas passam a ser objeto de interpretação e não mais de análise científica tout court e quando o objeto se desloca de ...

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

A Sociologia nos auxilia a fazermos reflexões como sujeitos pertencentes a um mundo social o qual nos constrói socialmente e ao mesmo tempo é construído por nós. Nos ajuda a entender quem somos e para onde vamos.

Os conceitos de estranhamento e desnaturalização servem de contribuição da Sociologia quanto aos objetivos da educação dos jovens que visam proporcionar um desenvolvimento reflexivo, mas com uma compreensão da individualidade.