O que é processo de atrofia?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Atrofia Muscular é a redução de volume do músculo, isto é, o enfraquecimento muscular devido a diminuição do tamanho das células. Está presente na terceira idade e, por isso, há a necessidade constante de fortalecimento muscular.

Trata-se da perda de volume e enfraquecimento muscular devido a diminuição do tamanho das células.

Entre elas estão a poliomielite; Lou Gehrig ou esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, dermatomiosite, neuropatia, osteoartrite, artrite reumatoide, artrofia muscular espinhal, polimiosite, distrofia muscular e Síndrome de Guillain-Barre.

O tratamento para atrofia muscular é feito de acordo com o diagnóstico da doença e seu tipo, porém, os tratamentos mais comuns são:

  1. fisioterapia ou musculação;
  2. eletroestimulação;
  3. reposição hormonal.

Nesses casos, deve ser orientado o uso de creme vaginal de estrogênios conjugados ou creme vaginal de estriol durante 21 dias e realizada nova citologia entre cinco e sete dias após o uso.

O único exame capaz de confirmar a AME é o teste genético molecular. Se o paciente tiver sintomas que indicam suspeita de AME, deve-se conduzir diretamente o teste genético. Antigamente, era comum a solicitação, por parte do médico, de exames como a eletroneuromiografia e a biópsia muscular.

Como evolui a atrofia muscular? Se nada for feito a respeito, a atrofia muscular se torna crônica e progressiva, levando a um estado de grande fraqueza do segmento afetado.

Quais são as causas da atrofia muscular? Atualmente, existem dois tipos principais de atrofia que são gerados por causas distintas. O primeiro tipo e o mais comum é a atrofia por desuso, que acontece quando os músculos corporais são pouco ou nada usados. Geralmente, ela também ocorre, de forma natural, em idosos.

As causas da atrofia podem ser por: diminuição da carga de trabalho, perda da inervação, diminuição do suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda da estimulação endócrina e envelhecimento.

A atrofia uterina caracteriza-se como uma consequência da menopausa (seja ela fisiológica, induzida por cirurgia ou medicamentosa). Pode ser acompanhada por mucosas secas, diminuição da libido, incontinência urinária, ganho ponderal, alterações cardiovasculares, depressão e ansiedade.

Até o momento, não há cura para a Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Definição: Diminuição adquirida do volume de um órgão ou tecido normalmente desenvolvido, através de redução no número, ou no volume das células, ou ambos. Atrofia simples : devida a redução no volume celular, sem alteração no número de células. Ex: atrofia de fibras musculares esqueléticas na desnervação.

Pode ser causada por desuso, envelhecimento, inanição, medicamentos ou por uma ampla variedade de lesões ou doenças que afetam o sistema nervoso e musculoesquelético. A atrofia muscular leva à fraqueza muscular e causa incapacidade física.

Perda do controle e forças musculares; Incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção; Incapacidade/dificuldade de engolir; Incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Quais os exercícios indicados para o fortalecimento das pernas?

  1. Deite de lado com as pernas dobradas;
  2. Mantenha os calcanhares na mesma direção do quadril e das costas;
  3. Mantenha os pés unidos e abra a perna que está por cima, sem perder o equilíbrio do quadril e depois desça;
  4. Repita 10 vezes com cada perna.