O que é problema na carótida?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.

Alto risco de Paciente cirúrgico de alto risco, como doença pulmonar grave, infarto atual do miocárdio, angina instável ou insuficiência cardíaca congestiva grave; uma história prévia de radiação do pescoço que deverá tornar a dissecção cirúrgica aberta desafiadora; a presença de uma traqueostomia, obstrução carotídea ...

Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.

Sim, existem tratamentos muito eficazes. A doença das artérias carótidas é causada pela aterosclerose, que consiste no acúmulo de gordura na parede da artéria carótida ocasionando graus variáveis de estreitamento da luz do vaso.

Procure um Cirurgião Vascular e Endovascular para orientações. As artérias carótidas são de extrema importância por serem as principais responsáveis pelo transporte de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro. Essas artérias podem ser acometidas por doenças obstrutivas, aneurismas, tumores, entre outros.

As soluções caseiras são:

  1. Chá de cavalinha. Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. ...
  2. Água de berinjela com limão. ...
  3. Chá de ervas.

O ecodoppler de carótidas e vertebrais é um exame feito para diagnóstico, no qual se utilizam ultrassons para avaliar a anatomia das artérias carótidas e vertebrais e a circulação sanguínea, em tempo real.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

O tratamento geralmente se faz por meio de medicação. Mas o tratamento deve ser individualizado,pois em alguns casos há inidicação de tratamento cirúrgico. Consulte com o angiologista/cirurgião vascular para saber qual será o tratamento apropriado para o caso.

Os resultados confirmaram que a vitamina K2 MenaQ7 não só inibiu o enrijecimento relacionado com a idade das paredes da artéria, mas também melhorou significativamente e estatisticamente sem precedentes a elasticidade vascular.

Depois da cirurgia pode ocorrer um pequeno hematoma, pode ser necessário transfusão de sangue, algumas áreas de sensibilidade diminuida e outras. Depois da cirurgia pode ocorrer um pequeno hematoma na ferida, por isso o dreno.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Como é feito o exame ? O exame é simples. Basta ficar deitado numa maca enquanto o técnico passa o aparelho de ultrassom pelas laterais do pescoço. Em alguns casos, pode ainda ser necessário aplicar um pouco de gel na pele para permitir que o aparelho toque completamente a pele.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

As carótidas são artérias que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para o cérebro. Cada indivíduo tem duas artérias carótidas, que se localizam uma de cada lado na região anterior do pescoço. Além delas, outras duas importantes artérias na parte posterior do pescoço também irrigam o cérebro: as vertebrais.