O que é Private Sub?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Private Sub: Cria uma subrotina privada que pode ser acessado apenas por procedimentos do mesmo módulo, e não é exibida no Exibidor de Macros ( + ).

Para ligar para um procedimento Sub de outro procedimento, digite o nome do procedimento e inclua valores para qualquer argumentos obrigatórios. As instruções de Ligações não são obrigatórias, mas quando usá-las, você deve colocar argumentos entre parênteses.

Rodar macro ao fechar o arquivo do Excel
Abra o editor VBA (Alt + F11). No menu da esquerda procure por EstaPasta_de_trabalho e selecione dando dois cliques. Conforme a imagem abaixo. Ao inserir este código, sempre antes de fechar seu arquivo o Excel ira automaticamente executar a macro, seja ela qual for.

Utilizando o VBA você pode criar suas próprias funções para serem utilizadas em fórmulas, sozinhas ou em combinação com as funções já existentes no Excel. Com esse recurso cada usuário do Excel pode desenvolver funções específicas para sua área de atuação.

VBA é uma sigla para “Virtual Basic for Applications” e, de forma resumida, permite que o usuário aplique alguns recursos de programação em documentos do Microsoft Office.

A principal diferença é que o VB pode fazer executáveis autônomos, enquanto o VBA lida principalmente com a programação em aplicativos do Office, como Word, Excel e Outlook, etc. A sintaxe de código do VB é a mesma do VBA, mas este último dispõe de acesso fácil aos objetos que compõe um aplicativo Office.

A diferença fundamental é que as macros VBA são desenvolvidas para soluções de área de trabalho e os Scripts do Office são projetados para soluções seguras, entre plataformas e baseadas em nuvem. Este artigo descreve as main diferenças entre macros VBA (bem como VBA em geral) e Scripts do Office.

Muitas áreas hoje já utilizam a linguagem VBA para otimizar tarefas e criar processos mais econômicos financeiramente e menos trabalhosos. Esse tipo de programação pode ser aplicado em setores administrativos, financeiros, logísticos e também no marketing digital.

Para começar tudo, iremos abrir o VBA (Alt+(Fn)+F11). Em seguida iremos na guia Inserir, e clicar em Módulo, para começar um módulo novo (Módulo 1, por padrão), em branco, onde iremos escrever nosso código.

Vá em “Arquivo”, depois em “Opções Personalizadas”. Então, ative a opção de “Guia do Desenvolvedor“. Ou você pode optar por clicar em “ALT + F11” ou em “ALT + Fn + F11”. Na interface do VBA, é preciso criar um módulo para começar a escrever os códigos.

Se forem Públicas, basta chamar o nome da função ou Sub no Sub executar, escrevendo o nome do Sub, sem a necessidade de especificar o módulo. E não há a necessidade de usar o Call .

Uma macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode executar quantas vezes quiser. Ao criar uma macro, você está gravando cliques e teclas do mouse. Depois de criar uma macro, você pode editá-la para fazer pequenas alterações na maneira como ela funciona.

A visão macro é o que possibilita a análise de todas as variáveis e a antevisão dos efeitos das ações da empresa no ecossistema. Logo, não pode ser ignorada durante a idealização de projetos, estratégias, processos e demais atividades do empreendimento.

SIM. O VBA ainda é a linguagem com aprendizado mais fácil e também com uma facilidade de acesso , ou seja , quase 80% dos computadores tem EXCEL, isso implica que 80% dos computadores possuem o VBA para ser utilizado nas automações de tarefas repetitivas!

Se você está interessado em desenvolvimento web, análise de dados ou inteligência artificial, Python pode ser a escolha ideal. Por outro lado, se você trabalha com análise de dados no ambiente do Office ou deseja otimizar processos corporativos, o VBA pode ser a melhor opção.