O que é primeira capa?

Perguntado por: ezanette . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa. Geralmente, na maioria dos livros, a segunda capa aparece em branco.

O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva.

Então, vamos lá!

  • CAPA HARDCOVER. A Capa Hardcover é a nossa famosa Capa Dura e com uma capa removível chamada de Jacket. ...
  • CAPA HARDBACK. A Capa Hardback também é Capa Dura. ...
  • CAPA PAPERBACK. A Capa Paperback é aquela mais comum aqui no Brasil, a capa mole. ...
  • CAPA WIRE-O. ...
  • CAPA FLEXÍVEL. ...
  • CAPA CANOA.

A folha de rosto – ou contracapa – é um elemento pré-textual obrigatório. Ela deve vir logo em seguida à capa.

A segunda e terceira capas são as partes internas da capa. A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas.

O prólogo é um esclarecimento, no qual é contado algum fato que antecede a trama/história principal em questão. Assim sendo, o prólogo, a parte inicial do acontecimento, vem antes do 1º capítulo do livro; já o epílogo, vem depois do último capítulo.

Em geral livros técnicos compõem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um VOLUME, em cada um deles deve constar o SUMÁRIO completo da obra.

Quando presente, o posfácio acrescenta, ao final do livro, informações sobre a obra ou traz um ponto de vista sobre ela. Da mesma forma que ocorre com o prefácio e o prólogo de uma obra, o posfácio não deve ser confundido com o epílogo: este último é o desfecho da narrativa.

Parte exterior de um livro, caderno, revista, ou de outra obra ou publicação, geralmente em papel ou material mais resistente.

Folha de rosto
É a capa interna, com algumas informações que apresentam a obra. Entre elas título, autor, tradutor, número da edição, ano de publicação, informações sobre copyright, nome e endereço da editora. Ao dar um livro de presente, é na folha de rosto você deve escrever a dedicatória.

A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa. Geralmente, na maioria dos livros, a segunda capa aparece em branco.

Normalmente, as capas de trabalhos contém elementos como título do trabalho, identificação do aluno e da instituição de ensino. Tudo para que as informações principais sobre a publicação sejam facilmente reconhecidas.

A capa é a “parte externa” de um TCC, Tese ou Dissertação. Ela é uma parte importante do trabalho acadêmico, pois permite a identificação rápida dos principais dados da obra: nome da instituição. nome do autor.

As capas e contracapas de trabalhos acadêmicos têm como objetivo principal fornecer informações básicas sobre o documento. Além disso, elas também servem como uma forma de proteger o trabalho e dar um aspecto mais profissional. Elas seguem regras específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A localização da introdução dentro do trabalho acadêmico é no início, mas como em todo o trabalho que permita edição, não é pré requisito produzir o conteúdo na ordem em que aparece na montagem final.

Capa e contracapa (folha de rosto) são elementos pré-textuais dos trabalhos acadêmicos. Sua função é apresentar informações essenciais, como a autoria, o título e a instituição de ensino onde o trabalho será apresentado, por exemplo.