O que é prévio requerimento administrativo?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O Prévio Requerimento Administrativo é a possibilidade outorgada aos segurados para que estes busquem a concessão ou revisão de um benefício concedido pelo INSS no Regime Geral de Previdência Social.

O prévio requerimento administrativo é a necessidade de o segurado da Previdência Social solicitar primeiramente o seu benefício via administrativa antes de realizar qualquer solicitação judicial.

No entanto, conforme explicado no item anterior, no direito previdenciário é necessário que o segurado provoque o INSS (faça o requerimento). Por isso, se não houve prévio requerimento administrativo, não houve pretensão resistida por parte do INSS, não havendo necessidade da prestação jurisdicional.

30 dias

Conforme a Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário, para apresentar uma resposta ao seu pedido.

Requerimento Administrativo é um pedido formal que você pode fazer à Administração Pública (hospital, escola, etc), a uma instituição (ONG, empresa, escola, hospital, plano de saúde), ou a quem você entenda que pode resolver sua problemática antes do ingresso no Judiciário para você requerer um direito.

30 dias

Caso a sua solicitação esteja relacionado a uma manifestação de Ouvidoria (elogio, reclamação, sugestão, denúncia, informações) o prazo é de 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30 dias, de acordo com a Lei Federal nº 13.460/17.

Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

Prazos e recursos do requerimento administrativo
Elaborado o requerimento administrativo, a entidade administrativa tem o dever de recebê-lo e decidir, fundamentadamente, no prazo máximo de 30 (trinta) dias prorrogáveis por mais trinta se motivado, conforme art. 50 da Lei nº 9.784 de 1.999.

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos” e localize o processo que você quer; Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar Cópia”. ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Já o procedimento administrativo é visto por alguns autores como o método utilizado para realizar os processos administrativos. Seriam as formalidades e a legalidade das ações que embasam as decisões administrativas dentro do processo administrativo.

Não é preciso ter advogado para fazer o recurso no INSS, inclusive, você pode contestar o resultado pela internet, utilizando o aplicativo Meu INSS.

Como funciona um processo administrativo no INSS? O procedimento tem início com um agendamento do segurado ou de seu advogado para apresentar o requerimento. Isso pode ser feito pelo telefone (135), pessoalmente em uma agência da previdência social ou pelo portal Meu INSS, via internet.

Como fazer um novo requerimento no INSS? Acesse o Meu INSS via aplicativo ou plataforma online, clique em “novo pedido” e escolha a opção de requerimento que se encaixa com a sua necessidade. Há também a possibilidade de fazer o requerimento presencialmente em uma agência com agendamento prévio.

O segurado que se sentir lesado pela demora pode proceder da seguinte forma: Existe um caminho que está dando certo: a Ouvidoria do INSS. Este é um instrumento pouco utilizado pelos contribuintes. Quem está com um processo administrativo atrasado pode fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS.

Para apresentá-lo, você vai precisar da ajuda de um advogado. Basicamente, o advogado vai apresentar esse Mandado de Segurança a um juiz federal e demonstrar que o INSS está descumprindo os prazos para análise do seu requerimento. O advogado vai apresentar todos os fundamentos necessários.