O que é prevenção contra fatores de risco?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Prevenção e fatores de risco. Adotar hábitos saudáveis em relação a alimentação e exercícios físicos, evitando a contínua exposição aos fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças, como diabetes, obesidade, doenças respiratórias crônicas, renais, cardiovasculares e diabetes.

Aumentando o consumo diário de alimentos in natura, priorizando verduras, legumes, frutas, grãos, cereais integrais e gorduras boas (presentes em azeite, abacate, peixes, linhaça) e evitando produtos industrializados (riquíssimos em sódio), alimentos refinados, frituras, gorduras saturadas (presentes em carnes, leite ...

Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.

medida ou conjunto de medidas adotadas com antecedência para impedir o surgimento ou minorar os efeitos de algo nefasto ou que se receia; o que se faz para evitar perigo, dano, prejuízo, etc.

Diferentemente da promoção da saúde, a prevenção de enfermidades tem como objetivo, a redução do risco de se adquirir uma doença específica por reduzir a probabilidade de que uma doença ou desordem afete um indivíduo (CZERESNIA, 2003).

Em geral, os fatores de risco podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • Comportamentais.
  • Fisiológicos.
  • Demográficos.
  • Ambientais.
  • Genéticos.

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário.

– prostituição e promiscuidade; – ideação suicida. No contraponto aos fatores de risco, estão os fatores de proteção, que são condições ou variáveis ambientais, biológicas, genéticas ou sociais que agem a favor do desenvolvimento da criança e atuam na prevenção de aparecimento de desordem emocional ou comportamental.

Em linhas gerais, portanto, podemos entender que um risco é a probabilidade de que algo aconteça. Se for um evento positivo, será considerado uma oportunidade; se for um evento negativo, será considerado uma ameaça. Já o perigo, ou fator de risco, é a causa-raiz da ameaça.

Segundo a legislação vigente, existem cinco tipos de agentes de risco que o trabalhador pode ser exposto. São eles: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

A saúde dos indivíduos e da população é influenciada por fatores de diferentes ordens entre os quais incluem-se: o lugar onde vivemos, as condições ambientais, os fatores genéticos, a renda dos indivíduos e o nível educacional e a rede de relações sociais.

Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra.

Ou seja, a etapa de avaliação de risco é fundamental para guiar a tomada de decisão na empresa e determinar a prioridade com que os riscos devem ser tratados. Lembrando que o tratamento consiste na definição de medidas que têm por objetivo modificar o nível do risco, eliminando-o, reduzindo-o ou controlando-o.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e profissionais que já assinam o Sanar Saúde +, plataforma de estudos em Saúde mais completa do mercado!

  • Prevenção primária.
  • Prevenção Secundária.
  • Prevenção Terciária.
  • Prevenção Quaternária.
  • Prevenção Quinquenária.

São ações destinadas a manter a qualidade de vida de indivíduos, famílias e comunidades de modo a evitar o desenvolvimento de diversos processos patogênicos. Exemplos: educação alimentar, incentivo à prática de atividades físicas, campanhas contra o uso de álcool e tabaco, etc.

a) Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica.

Há vários motivos pelo qual a profilaxia de doenças é de extrema importância. A prevenção sempre foi a melhor opção para uma vida saudável. Quanto mais cedo começar a se prevenir, mais saúde o indivíduo tem pela frente e mais fácil é tratar de doenças que ainda estão em estágio inicial.

O princípio da prevenção impõe a prevalência da obrigação de antecipar e impedir a ocorrência de danos sociais e ambientais sobre a adoção de medidas para repará-los ou compensá-los.