O que é pressão psicológica na escola?

Perguntado por: alopes4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A pressão escolar começa desde muito cedo e surge do discurso de atores sociais, como a família, os professores ou os colegas de classe, por exemplo. Essa pressão é uma cobrança contínua e intensa por melhores resultados e alto desempenho escolar.

Portanto, a pressão escolar pode acarretar uma fuga das responsabilidades, desmotivando o jovem e prejudicando o seu desempenho ao longo do tempo.

A pressão psicológica afeta os jovens estudantes das mais diferentes maneiras possíveis. Os grandes desafios e as intermináveis cobranças fazem com que as pessoas se tornem mais vulneráveis, sendo assim, mais propensas a apresentarem casos de depressões. O transtorno vem afetando cada vez mais jovens ao redor do mundo.

São cada vez mais frequentes nas escolas casos de alunos com transtorno de ansiedade. Mudança para uma nova escola e expectativa de conseguir boas notas para ser aprovado são alguns dos fatores que agravam a ansiedade em alunos.

O que é pressão psicológica? A pressão psicológica — também chamada de abuso psicológico, violência psicológica ou gaslighting — ocorre quando uma pessoa se coloca em uma posição de poder e controle em relação a outra. Infelizmente, isso é bastante comum em relacionamentos conjugais.

O professor que humilha dolosamente uma criança ou adolescente em sala de aula incorre no crime do artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, constatou Ludmila Lins Grilo, juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A pena para a prática é de seis meses a dois anos, estabelece a lei.

A depressão está tipificada na CID (Classificação Internacional de Doenças), de acordo com a Agência Nacional de Saúde, é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, criança, jovens, homens, mulheres, idosos. Por isso, o atestado do aluno acometido por esta doença abona as faltas no decorrer do ano letivo.

6 dicas para lidar com a ansiedade na escola

  1. Construir um ambiente de acolhimento e escuta. ...
  2. Estimular o estudo sem sobrecarga. ...
  3. Práticas relaxantes em salas de aula. ...
  4. Realizar atividades físicas na escola. ...
  5. Incentivar hábitos saudáveis e lazer. ...
  6. Falar sobre ansiedade em sala de aula.

Como lidar então? O ponto em comum de todas as maneiras de lidar com o transtorno de comportamento é o diálogo. É importante sempre estabelecer a comunicação entre a criança e o adulto. Pergunte a ela o motivo de tanta desobediência e procure ter a confiança do pequeno.

Alguns adolescentes estão em maior risco de problemas de saúde mental devido às suas condições de vida, estigma, discriminação ou exclusão, além de falta de acesso a serviços e apoio de qualidade.

Como cuidar da saúde mental na escola?

  1. Incentive a prática da meditação. A meditação é um ótimo exercício a ser aplicado nas escolas. ...
  2. Promova ações de prevenção ao bullying. ...
  3. Implemente a educação socioemocional. ...
  4. Ofereça ajuda especializada.

Tortura psicológica também é crime. A Lei 9.455/97, que define os crime de tortura, dentre as condutas ilícitas descritas, prevê que quem constrange alguém a prestar informação ou declaração, sob ameaça ou violência, resultando em sofrimento físico ou mental, comete o crime de tortura.

Os quatro tipos de pressão psicológica

  1. Positiva. A pressão psicológica positiva é aquela que nos dá iniciativa. ...
  2. Negativa. Existe uma pressão psicológica negativa ao tentar persuadir ou forçar alguém a agir de uma forma que pode ser autodestrutiva. ...
  3. Interna. ...
  4. Externa.

Alunos com TDAH podem ser reprovados. Entretanto, se o aluno possui laudo com diagnóstico do transtorno e se esse laudo foi apresentado à escola no início do ano letivo, o aluno ou o responsável tem o direito de cobrar da instituição de ensino estratégias pedagógicas diferenciadas.

A ansiedade nos estudos atrapalha muito o desempenho de qualquer estudante e pode se transformar em um problema grave para a saúde mental, se não tratada adequadamente. Portanto, procure ajuda caso esses sintomas apareçam e se prolonguem. Lembre-se de que a sua saúde é mais importante.

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Flávio Augusto: 6 dicas para lidar com a pressão

  1. Viver estressa. Em qualquer hipótese, desde a hora que você acorda, você passará por estresse. ...
  2. Você é livre. Tudo o que você faz é porque você quer. ...
  3. Faça uma pausa. ...
  4. Faça um detox digital. ...
  5. Não tenha medo de mudar. ...
  6. Olhe adiante.