O que é pressão alta silenciosa?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A hipertensão é considerada uma doença silenciosa, que pode não apresentar sintomas ao longo dos anos. Esse fator faz com que muitas pessoas convivam com a doença sem o diagnóstico e tratamento adequado. A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.

A hipertensão dificilmente apresenta sintomas
Quem sofre são os órgãos-alvos: coração, cérebro, rins e olhos. “Nesses casos em que há o que chamamos de crise hipertensiva, o prognóstico é mais grave.

A doença é considerada assintomática e de evolução lenta que, sem tratamento adequado, pode provocar complicações graves, tais como Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e Insuficiência Renal Crônica Terminal. A pressão alta pode ser controlada somente com alimentação balanceada e exercício físico.

Tontura e dor no peito podem ser sintomas da hipertensão
“Muitos podem apresentar dor de cabeça, tontura, fadiga ou dor no peito, mas os sintomas são pouco específicos, ou seja, não são exclusivos da hipertensão, podendo ser confundidos com enxaqueca, bronquite, má digestão”, informa a cardiologista.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

Dentre os sintomas mais comuns estão tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. No entanto, a hipertensão geralmente é silenciosa o que indica a necessidade de realizar a aferição periodicamente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar o procedimento ao menos uma vez ao ano.

Hipertensão arterial: uma doença silenciosa
Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros. Geralmente, que sente os sintomas, pode estar com o comprometimento elevado.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor.

Segundo o cardiologista, várias razões podem causar o aumento súbito da pressão e a maioria delas está relacionada com hábitos de vida: “A pressão pode se elevar, inclusive sem sintomas, por falta de exercício físico regular, tabagismo, privação de sono, estresse, má alimentação, sobrepeso e obesidade”.

Quais doenças podem causar hipertensão? Segundo o especialista, esse tipo de hipertensão é chamado de hipertensão arterial sistêmica secundária. As causas mais comuns são insuficiência renal crônica, obstrução de artérias renais, hiperaldosteronismo primário e síndrome da apneia obstrutiva do sono.

É perigoso dormir com pressão alta? – Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

De acordo com a Dra. Anny Gutemberg, “as urgências e emergências hipertensivas são caracterizadas pela elevação acentuada da pressão arterial, com índices acima de 18 por 12.

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é considerada hipertensão a elevação persistente da pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mm Hg e/ou diastólica maior ou igual a 90 mm Hg.

Se ao medir a pressão arterial for identificado que ela está alta, mas o paciente não possui nenhum sintoma associado, recomenda-se repousar de 15 a 30 minutos e repetir a medição. Se ela não baixar, é necessário procurar ajuda médica. O mesmo vale em caso de tontura, visão turva ou dificuldade para respirar.

Dor de cabeça, dor de estômago, suor frio ou excessivo, palpitações, cansaço excessivo, tontura, fraqueza muscular, falta de ar e insônia são alguns dos sinais de alerta que não devem ser ignorados, pois podem ser sintomas de um quadro de pressão alta emocional.

Nesses casos, podem ocorrer:

  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Fraqueza;
  • Visão turva;
  • Sangramento nasal.