O que é presente do indicativo exemplo?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.

No presente do indicativo, os verbos seguem o paradigma de conjugação demonstrado pelo verbo estudar: 1ª pessoa – singular: Eu estudo. 2ª pessoa – singular: Tu estudas. 3ª pessoa – singular: Ele/ela estuda.

Os tempos verbais do Modo Indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Além disso, eles são formados por 6 tempos simples e 4 compostos.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

ir

  1. Presente. eu. vou. tu. vais. ele/ ela/ você vai. nós. vamos. vós. ides. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. fui. tu. foste. ele/ ela/ você foi. nós. fomos. vós. fostes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. ia. tu. ias. ele/ ela/ você ia. nós. íamos. vós. íeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. fora. foras. fora. fôramos. fôreis. foram.
  5. Futuro. eu. irei. irás. irá iremos. ireis. irão.

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

Tempos no modo indicativo
Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.

  1. Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  2. Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  3. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Indicativo

  1. Presente. eudurmo-o. tudorme-lo. eledorme-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudormia-o. tudormia-lo. eledormia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudormi-o. tudormiste-o. eledormiu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudormira-o. tudormira-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eudormi-lo-ei. tudormi-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eudormi-lo-ia. tudormi-lo-ias.
  1. - está (tu) esteja (ele/ela) estejamos (nós) estai (vós) estejam (eles/elas)
  2. - não estejas (tu) não esteja (ele/ela) não estejamos (nós) não estejais (vós) não estejam (eles/elas)
  3. para estar (eu) para estares (tu) para estar (ele/ela) para estarmos (nós) para estardes (vós) para estarem (eles/elas)

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Dúvidas de Português. A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber: Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa, Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.

Verbos como ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer são considerados verbos de ligação. Travaglia (2004) sugere que verbos como acabar, achar, apresentar-se, deixar, fazer, mostrar, passar, tomar e tratar-se também podem ser de ligação.